sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
PROJ MUSEU 2: NOVO MUSEU DA ACRÓPOLE, ATENAS
INAUGURADO EM 2009, O NOVO MUSEU DA ACRÓPOLE SUBSTITUI O OBSOLETO MUSEU ANTERIOR, CONSTRUÍDO NO SÉCULO XIX. SÃO 25000 M2 DISTRIBUÍDOS EM QUATRO ANDARES. TRÊS DELES DE FORMATO TRAPEZOIDAL, SUSTENTADOS POR 43 PILARES DE CONCRETO QUE REVELAM, ATRAVÉS DE UM PISO DE VIDRO, RUÍNAS DO PERÍODO ROMANO E CRISTÃO -DESCOBERTAS DURANTE AS OBRAS.
NO TOPO DESSE EMBASAMENTO ELEVADO, HÁ UM VOLUME RETANGULAR ENVIDRAÇADO, TORCIDO 30 GRAUS EM RELAÇÃO AO EIXO DO EDIFÍCIO, E COM A MESMAS DIMENSÕES E ALINHAMENTO DO PARTHENON - O GRANDIOSO TEMPLO QUE PODE SER VISTO A 267 METROS DE DISTÂNCIA DO MUSEU, NO ALTO DA ACRÓPOLE.
ENTRE O TOPO MAJESTOSO E OS PISO DE ACESSO, OS ANDARES SÃO INTERLIGADOS POR RAMPAS DE VIDRO QUE GIRAM EM TORNO DE UM ÁTRIO ONDE SE ABRIGAM 4 MIL PEÇAS DE ARTE DISPOSTAS EM ORDEM CRONOLÓGICA.
O PROJETO DO ARQTO. SUIÇO BERNARD TSCHUMI FOI O GRANDE VENCEDOR DE UMA COMPETIÇÃO ( A QUARTA) SOB OS AUSPÍCIOS DA UNIÃO EUROPÉIA. É UMA BELA HOMENAGEM AOS CONSTRUTORES DO PARTHENON: "NINGUÉM CONSEGUE SER DÓRICO COMO OS ANTIGOS GREGOS. EM VEZ DISSO, TENTEI EXPRESSAR A MESMA PRECISÃO, A MESMA CLARIDADE DO TEMPLO ORIGINAL", ATESTA O ARQUITETO.
QUE COMEÇOU A SER ERGUIDO DEPOIS DA EXPULSÃO DOS PERSAS, EM 480 a.C. , SOB O COMANDO DE PHIDIAS, O GRANDE ESCULTOR ATENIENSE, E DOS ARQUITETOS IVTINUS E CALLICRAFES. O RESULTADO É ÚNICO EM BELEZA E ARROJO. SUAS COLUNAS SE INCLINAM IMPERCEPTIVELMENTE EM RELAÇÃO AO CENTRO DO EDIFÍCIO (COMO SE FOSSEM TOCAR-SE NO INFINITO), EM UMA SUTILEZA DE CÁLCULO E REALIZAÇÃO QUE AINDA ESPANTA A ENGENHARIA MODERNA.
MAS SUA IMPORTÂNCIA NÃO É APENAS ARQUITETÔNICA. O PARTHENON FOI ERGUIDO NOS 30 ANOS EM QUE PÉRICLES FOI O PRIMEIRO-CIDADÃO DE ATENAS, E SUA CONSTRUÇÃO OCUPOU BOA PARTE DA MÃO-DE-OBRA LIVRE DA CIDADE, CONTRARIANDO O MODELO DE TRABALHO ESCRAVO QUE PÔS DE PÉ A TOTALIDADE DOS MONUMENTOS DA ANTIGUIDADE. TRATA-SE DE UM EDIFÍCIO ÚNICO E DE UM PERÍODO HISTÓRICO ÚNICO, DO QUAL NOS CHEGARAM NÃO SÓ A POESIA DE HOMERO, A FILOSOFIA DE ARISTÓTELES E A MATEMÁTICA DE PITÁGORAS, COMO A PRÓPRIA CONCEPÇÃO DE DEMOCRACIA.
ALÉM DE REMETER AO APOGEU DA CIVILIZAÇÃO GREGA, O NOVO MUSEU SERVE PARA REFORÇAR O PEDIDO DE DEVOLUÇÃO DE PARTE DOS FRISOS DO PARTHENON QUE FORAM SAQUEADOS PELOS INGLESES E SEGUEM EXPOSTOS NO MUSEU BRITÂNICO DESDE 1816.
OS FRISOS CONTÊM BAIXOS-RELEVOS COM 192 CENAS DA VIDA ATENIENSE, NÚMERO EQUIVALENTE AOS HERÓIS DA FAMOSA BATALHA DE MARATONA, NA QUAL OS GREGOS BATERAM OS PERSAS EM 490 a.C. LONDRES ATÉ TOPOU 'EMPRESTAR' OS FAMOSOS 'MÁRMORES DE ELGIN', DESDE QUE OS GREGOS FIRMASSEM UM DOCUMENTO NO QUAL RECONHECERIAM A PROPRIEDADE BRITÂNICA DAS PEÇAS. ATENAS ORGULHOSAMENTE RECUSOU.
Marcadores:
/GRÉCIA,
PROJ MUSEU,
VIDRO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário