sexta-feira, 30 de agosto de 2013
PAISAGEM NA JANELA: CASA DAS JANELAS VERDES, LISBOA
APARTAMENTO NA RUA DAS JANELAS VERDES REFORMADO PELO ARQUITETO PEDRO DOMINGUES. A PARTE ÍNTEGRA DA CONSTRUÇÃO -FACHADAS, EMPENAS E ESTRUTURA- FOI MANTIDA E RECONSTRUIU-SE TODO O INTERIOR E A LAJE DE COBERTURA.
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quarta-feira, 28 de agosto de 2013
REFERÊNCIA: PAULO MENDES DA ROCHA
PAULO MENDES DA ROCHA NASCEU EM VITÓRIA E COMPLETARÁ 85 ANOS EM OUTUBRO. PERTECENTE À GERAÇÃO DE ARQUITETOS MODERNISTAS LIDERADA POR ARTIGAS (VER REFERÊNCIA, NOV/09), GANHOU O SEGUNDO PRITZKER PARA O BRASIL EM 2006. SUA OBRA SE CARACTERIZA PELO REPERTÓRIO TÍPICO DA DITA 'ESCOLA PAULISTA' : CONCRETO ARMADO APARENTE, GRANDES ESPAÇOS ABERTOS E O USO DE ESTRUTURAS RACIONAIS. SEU PROFUNDO ENTENDIMENTO DA POÉTICA DO ESPAÇO E A PRÁTICA DE UMA ARQUITETURA DE INTENSO ENGAJAMENTO SOCIAL DEFINEM SEU TRABALHO.
O DIREITO À CIDADE. NA OPINIÃO DO ARQUITETO ESSE É HOJE O GRANDE IDEAL DA ARQUITETURA. "PARA MENDES DA ROCHA, O SIGNIFICADO DA ARQUITETURA NÃO É CRIAR PRÉDIOS ISOLADOS, MAS RESPONDER À ETERNA QUESTÃO DA HABITAÇÃO HUMANA", APONTOU O JÚRI DO PRITZKER PRIZE. AO VER A ARQQUITETURA COMO UM DISCURSO, ARGUMENTA: " QUANDO ELA CONSEGUE EXIBIR QUE 'EU SEI FAZER UMA CASA', ELA QUER DIZER 'POR QUE NÃO FAZEMOS PARA TODOS!'"
O PRIMEIRO GRANDE PROJETO DATA DE 1958, O GINÁSIO DO CLUB ATHLÉTICO PAULISTANO -PARA O QUAL DESENHOU A ICÔNICA CADEIRA DE MESMO NOME. ENTRE 1988/1999 ENVOLVEU-SE NA OBRA DA PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO (VER INSPIRAÇÃO, AGO/13). RESTAUROU TAMBÉM A CAPELA BRENNAND, EM RECIFE. EM ANDAMENTO ESTÃO OS PROJETOS CAIS DAS ARTES, NA SUA CIDADE NATAL, E O NOVO MUSEU DOS COCHES, EM LISBOA. O PRIMEIRO ESTAVA PREVISTO PARA SER INAUGURADO EM 2012- MAS ADIAMENTOS POSTERGARAM O FIM DAS OBRAS PARA O FINAL DE 2014. JÁ EM MEADOS DO ANO QUE VEM, O MUSEU LISBOETA DEVE SER ABERTO AO PÚBLICO.
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segunda-feira, 26 de agosto de 2013
MADEIRA: AS MAIS USADAS DO BRASIL 3
MAÇARANDUBA
TAMBÉM CONHECIDA COMO PARAJU, A MAÇARANDUBA É UMA MADEIRA MUITO PESADA E RESISTENTE. APRESNETA ALBURNO BEGE-ACASTANHADO, BASTANTE DIFERENCIADO DO CERNE AVERMELHADO - QUE ADQUIRE TONALIDADE VERMELHO-CHOCOLATEOU ARROXEADA COM O TEMPO. USOS COMUNS: ESTRUTURAS EXTERNAS, VIGAS, CAIBROS, RIPAS E ASSOALHOS.
MARFIM
TAMBÉM CONHECIDO COMO PAU-MARFIM, GUATAMBU, FARINHA-SECA E PAU-LISO, O MERFIM É UMA MADEIRA PESADA DE MÉDIA RESISTÊNCIA. APRESENTA-SE EM TONS CLAROS QUE ESCURECEM POUCO, ATÉ ATINGIR UMA COR UNIFORME AMARELO-PÁLIDO. O CERNE CONFUNDE-SE COM O ALBURNO BRANCO-AMARELADO. USOS MAIS COMUNS: MÓVEIS, LAMINADOS DECORATIVOS, MOLDURAS, GURANIÇÕES, PEÇAS TORNEADAS, VIGAS, CAIBROS, RIPAS,RODAPÉS, TACOS E TÁBUAS PARA ASSOALHO.
MOGNO
MEDIANA PESADA E RESISTENTE,O MOGNO TEM CERNE CLARO QUE ESCURECE COM O TEMPO, ATINGINDO UM TOM INTENSO DE CASTANHO. SEU ALBURNO É BRANCO-AMARELADO. É CONHECIDO TAMBÉM COMO AGUANO, ANAPUTANGA, CEDRO-MOGNO, MARA OU MARA-VERMELHA. USOS MAIS FREQUENTES: TÁBUASPARA ASSOALHO, PERSIANAS, VENEZIANAS,ACABAMENTOS INTERNOS, FOLHAS DECORATIVAS, LAMBRI, PAINÉIS E MÓVEIS.
MUIRACATIARA
TAMBÉM CONHECIDA COMO AROEIRÃO, MARACATIARA-BRANCA E GONÇALO-ALVES, A MUIRACATIARA É UMA MADEIRA DURA, MUITO PESADA E DE BOA RESISTÊNCIA. SEU ALBURNO É BRANCO-AMARELADO, CONTRASTANDO COM O CERNE BEGE-ROSADO E CASTANHO-ESCURO COM VEIOS ESCUROS. USOS MAIS FREQUENTES: TACOS E TÁBUAS PARA ASSOALHO, VIGAS, CAIBROS, RIPAS, VENEZIANAS, CAIXILHOS, BATENTES, MOLDURAS E PEÇAS TORNEADAS.
PEROBA
TAMBÉM CONHECIDACOMO PEROBA-ROSA, PEROBA-AÇU E PEROBA-DO-SUL, A PEROBA É UMAMADEIRA PESADA E DE BOA RESISTÊNCIA. É ENCONTRADA EM TONS QUE VARIAM DO ROSA-AMARELADO AO AMARELO-QUEIMADO -OU, AINDA, VERMELHO-ROSADO, COM OU SEM MANCHAS E VEIOS ESCUROS. USOS MAIS FREQUENTES: MÓVEIS PESADOS, VIGAS, CAIBROS, RIPAS, BATENTES, VENEZIANA, PORTAS, RODAPÉS, TACOS E TÁBUAS PARA ASSOALHO
PINHO
TAMBÉM CONHECIDO COMO PINHO-DO-PARANÁ OU PINHO BRASILEIRO, O PINHO É UMA MADEIRA LEVE QUE APRESENTA ALBURNO E CERNE POUCO DIFERENCIADOS -AMBOS EM TOM BRANCO-AMARELADO OU PARDO-CLARO. GERALMENTE UNIFORMES, POR VEZES PODEM APRESENTAR MANCHAS ROSA-AVERMELHADAS. USOS MAIS FREQUENTES: ESQUADRIAS, ESTRUTURAS DE MÓVEIS, TÁBUAS DE FORRO, RIPAS, CAIBROS, VIGAS E PEÇAS TORNEADAS.
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sexta-feira, 23 de agosto de 2013
TETO: CADARÇOS COMO NUMA INSTALAÇÃO DE ARTE
PROJETO DA DEAR DESIGN PARA LOJA DE CALÇADOS DE 60M2. HONRANDO A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DA CADEIA DE LOJAS,QUE PRIMA PELO MIX ARTE/DESIGN, USARAM-SE 67 KM DE CADARÇOS VERMELHOS MUNICH (À PROVA DE FOGO) PARA ADORNAR O ESPAÇO.
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
PROJ LOJA: LUCIEN PIELLAR-FINET
PROJETO DE KENGO KUMA & ASSOCIATES PARA LOJA DE ROUPAS ESPECIALIZADA EM CASHMERE UTILIZA COMPENSADO ESTRUTURAL PARA CRIAR UM AMBIENTE DE COLMÉIAS QUE ENVOLVE, AQUECE E PERSONALIZA O ESPAÇO.
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terça-feira, 20 de agosto de 2013
INSPIRAÇÃO:PINACOTECA DO ESTADO, SÃO PAULO
O PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA TRANSFORMAR O EDIFÍCIO DO ANTIGO LICEU DE ARTES E OFÍCIOS -UM PROJETO DE RAMOS DE AZEVEDO CONSTRUÍDO ENTRE 1897 E 1900 -TEVE ÍNICIO EM 1993. FOI QUANDO PAULO MENDES DA ROCHA, EM PARCERIA COM EDUARDO COLONERI E WELLINGTON TORRES, ASSUMIU A TAREFA DE TRANSFORMÁ-LO NA NOVA SEDE DA PINACOTECA DO ESTADO.
FINALIZADA EM 1998,A RENOVAÇÃO TROUXE VISIBILIDADE À CONSTRUÇÃO NEOCLÁSSICA, ENCRAVADA NUMA DAS ÁREAS MAIS DETERIORADAS DA CIDADE, AO TORNÁ-LA UM DOS MUSEUS MAIS MODERNOS DO PAÍS. A VALORIZAÇÃO DA ALVENARIA ESTRUTURAL, QUE CARACTERIZA FORMALMENTE A PINACOTECA, "FOI UMA DECISÃO EMINENTEMENTE TÉCNICA QUE BUSCOU DESVENDAR O QUE ESTAVA LÁ", EXPLICOU MENDES DA ROCHA.
A COBERTURA DOS PÁTIOS INTERNOS E SOBRE O ÓCTOGONO CENTRAL USOU CLARABÓIAS PLANAS COM FECHAMENTO EM VIDRO LAMINADO SOBRE ESTRUTURAS METÁLICAS RETICULARES -O QUE TRIPLICOU A ÁREA EXPOSITIVA E DEIXOU A LUZ NATURAL INVADIR OS ESPAÇOS INTERIORES.
" AGORA É POSSÍVEL VISITAR O PRÉDIO COMO SÓ AS ANDORINHAS PODIAM FAZER. NÃO PRECISA MAIS FICAR CIRCUNDANDO OS PÁTIOS COMO NUM CONVENTO", DISSE O ARQUITETO SOBRE AS PONTES METÁLICAS QUE INTERLIGAM OS ESPAÇOS.
A BELA REFORMA RENDEU AO ARQUITETO PRESTÍGIO INTERNACIONAL COM O PRÊMIO MIES VAN DER ROHE DE ARQUITETURA LATINO-AMERICANA.
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sexta-feira, 16 de agosto de 2013
VIDRO: RMT DESIGN HUB, MELBOURNE
EDIFÍCIO DE OITO PAVIMENTOS PARA EMPRESA DE TECNOLOGIA CONTA COM INUSITADA E COMPLEXA FACHADA DINÂMICA FORMADA POR DISCOS MÓVEIS DE VIDRO TRANSLÚCIDO. SÃO 16.000 DISCOS, DIVIDIDOS EM 774 PAINÉIS COM 3 DISCOS DE LARGURA POR SETE DISCOS DE ALTURA. PROJETO DE SEAN GODSELL ARCHITECTS.
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quarta-feira, 14 de agosto de 2013
PROJ MUSEU: LOUISIANA STATE MUSEUM
COM UM PROGRAMA INUSUAL QUE AGREGA UM MUSEU DE HISTÓRIA À UM HALL DA FAMAESPORTIVO, O PROJETO DE TRAHAN ARCHITECTS MANTÉM A ESCALA DO ENTORNO DA PRAÇA CENTRAL DE NATCHITOVENE HOMENAGEIA A ARQUITETURA CREOLE COM UMA RELEITURA TÍPICA DAS VARANDAS SOMBREADAS POR MEIO DOS SHADES DE COBRE. INTERNAMENTE O BELO ÁTRIO SINUOSO INTERCALA AS FUNÇÕES E É REVESTIDO EM PEDRA!
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