quarta-feira, 28 de agosto de 2013

REFERÊNCIA: PAULO MENDES DA ROCHA

PAULO MENDES DA ROCHA NASCEU EM VITÓRIA E COMPLETARÁ 85 ANOS EM OUTUBRO. PERTECENTE À GERAÇÃO DE ARQUITETOS MODERNISTAS LIDERADA POR ARTIGAS (VER REFERÊNCIA, NOV/09), GANHOU O SEGUNDO PRITZKER PARA O BRASIL EM 2006. SUA OBRA SE CARACTERIZA PELO REPERTÓRIO TÍPICO DA DITA 'ESCOLA PAULISTA' : CONCRETO ARMADO APARENTE, GRANDES ESPAÇOS ABERTOS E O USO DE ESTRUTURAS RACIONAIS. SEU PROFUNDO ENTENDIMENTO DA POÉTICA DO ESPAÇO E A PRÁTICA DE UMA ARQUITETURA DE INTENSO ENGAJAMENTO SOCIAL DEFINEM SEU TRABALHO.
O DIREITO À CIDADE. NA OPINIÃO DO ARQUITETO ESSE É HOJE O GRANDE IDEAL DA ARQUITETURA. "PARA MENDES DA ROCHA, O SIGNIFICADO DA ARQUITETURA NÃO É CRIAR PRÉDIOS ISOLADOS, MAS RESPONDER À ETERNA QUESTÃO DA HABITAÇÃO HUMANA", APONTOU O JÚRI DO PRITZKER PRIZE. AO VER A ARQQUITETURA COMO UM DISCURSO, ARGUMENTA: " QUANDO ELA CONSEGUE EXIBIR QUE 'EU SEI FAZER UMA CASA', ELA QUER DIZER 'POR QUE NÃO FAZEMOS PARA TODOS!'"
O PRIMEIRO GRANDE PROJETO DATA DE 1958, O GINÁSIO DO CLUB ATHLÉTICO PAULISTANO -PARA O QUAL DESENHOU A ICÔNICA CADEIRA DE MESMO NOME. ENTRE 1988/1999 ENVOLVEU-SE NA OBRA DA PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO (VER INSPIRAÇÃO, AGO/13). RESTAUROU TAMBÉM A CAPELA BRENNAND, EM RECIFE. EM ANDAMENTO ESTÃO OS PROJETOS CAIS DAS ARTES, NA SUA CIDADE NATAL, E O NOVO MUSEU DOS COCHES, EM LISBOA. O PRIMEIRO ESTAVA PREVISTO PARA SER INAUGURADO EM 2012- MAS ADIAMENTOS POSTERGARAM O FIM DAS OBRAS PARA O FINAL DE 2014. JÁ EM MEADOS DO ANO QUE VEM, O MUSEU LISBOETA DEVE SER ABERTO AO PÚBLICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário