terça-feira, 12 de outubro de 2010
URBANISMO: CURITIBA
QUANDO JAIME LERNER SE ELEGEU PREFEITO DE CURITIBA PELA PRIMEIRA VEZ, EM 1971, A CIDADE TINHA 600 MIL HABITANTES. HOJE É A CAPITAL BRASILEIRA COM MAIOR NÚMERO DE AUTOMÓVEIS POR MORADOR. PODERIA SER UMA CATÁSTROFE SOCIAL E URBANÍSTICA, MAS NÃO É. À FRENTE DA PREFEITURA POR TRÊS VEZES E DO GOVERNO ESTADUAL POR DUAS, CONCEBEU PLANOS AMBICIOSOS QUE FORAM LEVADOS ADIANTE POR SEUS SUCESSORES.
AO ASSUMIR A PREFEITURA, LERNER E SUA EQUIPE PUSERAM EM PRÁTICA UM DESENHO URBANO INOVADOR, QUE EVITAVA O CRESCIMENTO DESORDENADO DA CIDADE E COMBATIA A SATURAÇÃO DE SUA ÁREA CENTRAL. ENTRE AS AÇÕES ESTAVA O INCENTIVO AO TRANSPORTE PÚBLICO DE MASSA.UM SISTEMA CHAMADO TRINÁRIO SEPAROU EM TRÊS VIAS PARALELAS A CIRCULAÇÃO DE ÔNIBUS EXPRESSOS, TRÁFEGO LOCAL E TRÂNSITO DE LONGA DISTÃNCIA.
UM DOS MAIORES SÍMBOLOS DA CIDADE, AS ESTAÇÕES TUBO FICARAM CONHECIDAS NO MUNDO TODO COMO SOLUÇÃO EFICIENTE PARA O TRANSPORTE COLETIVO. O PROJETO, DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM OS ARQTOS. ABRAÃO ASSAD E CARLOS EDUARDO CENEVIVA, INSTALOU NAS PARADAS DE ÔNIBUS TUBOS ELEVADOS NO NÍVEL DOS VEÍCULOS, COM EMBARQUE FACILITADO TAMBÉM PELA PASSAGEM PRÉ-PAGA. ESSA AGILIZAÇÃO DO SISTEMA É CHAMADA POR LERNER DE METRONIZAÇÃO DO ÔNIBUS. ELEVADORES ESPECIAIS PERMITEM ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE A TODOS OS CIDADÃOS.
PARA RECUPERAR O CENTRO HISTÓRICO, A TÁTICA FOI AFASTAR DALI OS AUTOMÓVEIS E DAR LUGAR ÀS PESSOAS - ASSIM NASCEU O PRIMEIRO CALÇADÃO DO BRASIL, A RUA DAS FLORES (1972). A AÇÃO ENFRENTOU A CRÍTICA DOS COMERCIANTES, QUE TEMIAM O DECLÍNIO DO MOVIMENTO, MAS A PREFEITURA EFETIVOU A MUDANÇA EM 72 HORAS, DRIBLANDO A OPOSIÇÃO. DEU CERTO: LUGAR MAIS FREQUENTADO PELOS CURITIBANOS E TURISTAS, MISTURA LAZER E SERVIÇO EM MEIO AO CASARIO ANTIGO BEM PRESERVADO.
EM 1972, O PARQUE BARIGUI RESOLVEU DE FORMA NATURAL A DRENAGEM DAS ÁGUAS E EVITOU AS ENCHENTES DA CIDADE - SEM TER DE RETIFICAR RIOS E ENGESSÁ-LOS EM CANAIS. DE QUEBRA, PRESERVOU IMPORTANTE ÁREA FLORESTAL.
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