quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PROJ RETROFIT: MUSEO XUL SOLAR, BUENOS AIRES

O MUSEO XUL SOLAR OCUPA QUATRO CASAS QUE PERTENCENTES AO PINTOR, INCLUSIVE A QUE ELE VIVIA, MUITO FREQUENTADA POR ESCRITORES E ARTISTAS - COMO JORGE LUÍS BORGES E ERNESTO SABATO.
O MUSEU CONCRETIZA A VONTADE DE XUL, QUE PRETENDIA CONSTRUIR UMA SEDE PARA O PAN KLUB (FUNDADO POR ELE PARA REUNIÕES CULTURAIS) E UM ESPAÇO PARA ABRIGAR SUAS OBRAS. LIGADO AO FUTURISMO, EXPRESSIONISMO E AO NEOPLASTICISMO, CORRENTES A QUE SE UNIU NOS ANOS VIVIDOS NA EUROPA (1914-1924), FOI TAMBÉM ESCULTOR, AMANTE DA ASTRONOMIA E TAMBÉM UM NOTÁVEL OBSERVADOR DA SOCIEDADE - O QUE SE REFLETIU EM SUA OBRA.
COUBE AO ARQUITETO PABLO BEITIA, COM ESCRITÓRIO INSTALADO NUMA DAS CASAS, REALIZAR UM PROJETO SINGULAR E INOVADOR, QUE RESOLVE O PROGRAMA SOLICITADO E INCORPORA A MORADIA DO PINTOR, COM SUA VALIOSA BIBLIOTECA E PERTENCES PESSOAIS. O MUSEU FOI INAUGURADO EM 1993.
O MUSEU OCUPA UMA ÁREA DE 875 M2 NO BAIRRO NORTE DE BUENOS AIRES. O NÚCLEO DO PROJETO É UM ESPAÇO DE PÉ-DIREITO TRIPLO, ILUMINADO POR UMA CLARABÓIA, QUE SERVE DE AUDITÓRIO PARA 100 PESSOAS, COM PALCO MÓVEL EMBUTIDO SOB O HALL E TIRANTES METÁLICOS PARA LUZES E CENÁRIO.
FORAM PROJETADAS AINDA, MAIS TRÊS SALAS DE EXPOSIÇÃO, EM DIFERENTES NÍVEIS, VOLTADAS PARA O VAZIO CENTRAL. UMA DELAS DESTINA-SE A EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS ENQUANTO AS DEMAIS EXIBEM OBRAS DE XUL: PINTURAS, VITRINES DE OBJETOS, MÁSCARAS E ATÉ JOGOS DE BARALHO.
A FACHADA ORIGINAL DAS CASAS EXISTENTES, CENTENÁRIA, FOI MANTIDA E RESTAURADA. INTERNAMENTE, PORÉM, TUDO FOI DEMOLIDO PARA ABRIR ESPAÇO AO NOVO USO, CONSERVANDO-SE APENAS A RESIDÊNCIA ONDE O PINTOR MORAVA, SITUADA NO SEGUNDO NÍVEL, ELEMENTO FUNDAMENTAL DO PROJETO.
A ESTRUTURA DE TIJOLOS CARACTERÍSTICA DA CONSTRUÇÃO ORIGINAL FOI GRADUALMENTE SUBSTITUÍDA PELA DE CONCRETO À MEDIDA QUE SE ENTRA NO MUSEU. O CONCRETO VAI ADQUIRINDO FORMA PRÓPRIA, NÃO APENAS EM VIGAS E COLUNAS, MAS EM PAREDES, ATÉ DOMINAR INTEIRAMENTE OS ESPAÇOS. BEIMA QUIS MESCLAR OS DOIS MATERIAIS , A MODERNIDADE EXTRAÍDA DO CLÁSSICO. OUTROS MATERIAIS USADOS: PEDRA CINZA-ESCURA DO URUGUAI PARA O PISO DO AUDITÓRIO, E PEDRA CLARA DE MAR DEL PLATA PARA PROTEGER ALGUMAS PAREDES DE CONCRETO.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

EMBELEZAMENTO URBANO: TORRE DE COLLSEROLA, BARCELONA

CONHECIDA COMO 'GUARDIAN DE LA MONTANA', A TORRE DE COLLSEROLA SITUA-SE NO MEIO DA FLORESTA HOMÔNIMA, A 445 M ACIMA DO NÍVEL DO MAR. COM 268 M DE ALTURA, PERMITE UMA VISÃO DE APROXIMADAMENTE 60 KM DE RAIO, ALCANÇANDO OS PIRINEUS DE UM LADO E O MEDITERRÂNEO DO OUTRO.
NORMAN FOSTER, VENCEDOR DE UM CONCURSO INTERNACIONAL, DEU SEGMENTO A UMA POSTURA EM QUE HARMONIZA CONCEITOS BÁSICOS DE ARTE À TECNOLOGIA DE ÚLTIMA GERAÇÃO. SEMPRE CONJUGANDO ATRIBUIÇÕES DE ARQUITETO E ENGENHEIRO, CRIA, EM FUNÇÃO DO PROGRAMA, UMA FORMA CLARA, SIMPLES, RÍTMICA, TENDO COMO ELEMENTO PRIMORDIAL O SISTEMA CONSTRUTIVO ESTRUTURAL.
O DESENHO FINAL RESULTOU NUM CILINDRO CENTRAL DE CONCRETO ARMADO COM UM CORPO CENTRAL TRIANGULAR SUSPENSO POR CABOS TRACIONADOS E ENCIMADO POR UM ELEMENTO METÁLICO. COM RAIO EXTERNO DE 4,5 M E INTERNO DE 3,5 M E ALTURA DE 185 M, O CILINDRO DE CONCRETO É CAPAZ DE SUPORTAR VENTOS DE ATÉ 224 KM/H.
APOIADO NELE, O CORPO CENTRAL DE 12 ANDARES CONTÉM OS EQUIPAMENTOS, ANTENAS PARABÓLICAS E UM MIRANTE - ACESSADO POR ELEVADOR PANORÂMICO COM CAPACIDADE PARA 50 PESSOAS. A TERCEIRA SEÇÃO É COMPOSTA DE UM MASTRO DE 38 M E TRELIÇA -QUE SUSTENTAM ANTENAS DE TV, RÁDIO, TELEFONIA MÓVEL E A GRUA QUE COROA O CONJUNTO. NO TOTAL, SÃO 256,5 M DE ALTURA.
NUMA CIDADE MARCADA POR MONUMENTOS DE MESTRES COMO GAUDÍ, DOMENECH I MONTANER E MIES, CONSTRUÍDOS EM MOMENTOS HISTÓRICOS COMO FORAM AS EXPOSIÇÕES UNIVERSAIS DE 1888 E 1929, A TORRE DE FOSTER VIROU MAIS UM SÍMBOLO BARCELONÊS.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PROJ LOJA : SHOWROOM FORMA, SÃO PAULO

GESTOS DISCRETOS E EXPLÍCITOS, COMBINADOS A FORMAS DA GEOMETRIA ELEMENTAR SÃO UMA CARACTERÍSTICA CONSTANTE NA OBRA DE PAULO MENDES DA ROCHA. A 'SIMPLES CAIXA' QUE ELE PROJETOU PARA O SHOWROOM DA FORMA SE TORNA UMA ADMIRÁVEL 'CAIXA DE SURPRESAS', INAUGURADA EM 1993.
O PROGRAMA DESTINAVA-SE AO SHOWROOM DE MÓVEIS RESIDENCIAIS DA EMPRESA, REPRESENTANTE DE MARCAS COMO CASSINA, KNOLL, ARTFLEX, ARCEBIS. UM ESPAÇO ESPECIAL, TRATADO PELO ARQUITETO DE MANEIRA A NÃO LEMBRAR EM NADA UMA RESIDÊNCIA: O CLIENTE ENTRA EM UM AMBIENTE ONDE CADA PEÇA É TRATADA COMO OBJETO PURO, DISSOCIADO DE SUA SIGNIFICAÇÃO INICIAL, DE SEU USO E UTILIDADE.
SUA ESSÊNCIA É A ESTRUTURA DE CONCRETO EM FORMA DE H: DOIS PILARES QUE SUSTENTAM UMA VIGA QUE APRESENTA A EXATA DIMENSÃO NECESSÁRIA PARA VENCER UM VÃO DE 22 METROS. COMO O CONTRAVENTAMENTO EXIGIA PILARES ESPESSOS MAS NÃO MACIÇOS, ELES FORAM ENLARGUECIDOS PARA ABRIGAR TODAS AS PRUMADAS DE DUTOS, ALÉM DE ACOMODAREM RESERVATÓRIO D'ÁGUA, AR-CONDICIONADO, ELEVADOR HIDRÁULICO, COPA E SANITÁRIOS, LIBERANDO O ESPAÇO CENTRAL PARA EXPOSIÇÃO.
O CONCRETO POLIDO GUARDOU MARCAS DAS FORMAS, UMA MALHA DE PONTOS, A COSTURA APARENTE DO PROCESSO DE CONSTRUTIVO. JÁ A ESTRUTURA METÁLICA RECEBE TRATAMENTO ESSENCIALMENTE ESTRUTURAL, COM UM DESENHO QUE EXPRESA UMA 'VERDADE NAVAL', EVITANDO RECURSOS SUPÉRFLUOS OU DECORATIVOS.
SUSPENSO, ESSE OBJETO ABSOLUTAMENTE SIMÉTRICO, LIBERA O TERRENO PARA ESTACIONAMENTO, INTEGRANDO-O À CALÇADA COMO UM GRANDE PÁTIO PÚBLICO. CONFINADO NA DENSA MALHA URBANA DE SÃO PAULO, O ARQUITETO ENFATIZA SUA PRESENÇA AO DETERMINAR A POSIÇÃO DA LAJE A APENAS 2,10M DE ALTURA, ARREBATANDO O OBSERVADOR QUE CIRCULA SOB O VÃO.
OUTRA SURPRESA É O ACESSO PRINCIPAL AO SHOWROOM. QUE É FEITO POR UMA ESCADA ELEVADIÇA QUE É UM MIX DE ESCADA, PORTA E DISPOSITIVO DE SEGURANÇA. FECHAR AS PORTAS NESSA LOJA SIGNIFICA FAZER SUBIR A ESCADA, QUE SE ENCAIXA EM UM VÃO DA LAJE OBSTRUINDO A ENTRADA. TOQUE DE MESTRE!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

VIDRO: NARDINI GRAPPA DESTILLERY 'BOLLE', VICENZA

INAUGURADO EM 2004, O BOLLE, CENTRO DE PESQUISAS DA DESTILARIA NARDINI, LEVA A ASSINATURA DE MAXIMILIANO FUKSAS. USA VIDRO SUNERGY DA GLAVERBEL, PROCESSADO PELA SUNGLASS ASSOCIADO A LEVÍSSIMAS ESTRUTURAS DE ALUMÍNIO.
OS DOIS VOLUMES AMEBÓIDES QUE FLUTUAM SOBRE O ESPELHO D'ÁGUA APOIADOS SOBRE PILOTIS ABRIGAM LABORATÓRIOS ENQUANTO NO VOLUME SUBMERSO HÁ UM AUDITÓRIO DE 100 LUGARES COM ACESSO EXTERNO POR RAMPA E INTERNO POR ESCADA.