sexta-feira, 16 de outubro de 2015
PROJ RETROFIT: INSTITUTO MOREIRA SALLES, RIO DE JANEIRO
INAUGURADO EM 1999, A FILIAL CARIOCA DO INSTITUTO MOREIRA SALLES OCUPA A MANSÃO DESENHADA, NO FINAL DOS ANOS 40, PELO ARQUITETO OLAVO REDIG DE CAMPOS (1906/1984) PARA O EMBAIXADOR WALTHER MOREIRA SALES. COM 2000 M2 DE ÁREA CONSTRUÍDA EM UM TERRENO DE 10000 M2 SITUADO NA GÁVEA, TRATA-SE DA MAIS LUXUOSA DAS CASAS MODERNISTAS - NAS PALAVRAS DO HISTORIADOR HENRIQUE MINDLIN, " DELIBERADAMENTE EXUBERANTE."
ESSA EXUBERÂNCIA TRADUZIA-SE NUMA CONCENTRAÇÃO DE REFERÊNCIAS FORMAIS, CORES E MATERIAIS - DO SUNTUOSO PÓRTICO DE ENTRADA DE INSPIRAÇÃO CLÁSSICA AOS COBOGÓS GIGANTESCOS; DOS BRISES E TRELIÇADOS ALOCADOS SEM COMPROMISSO COM A ORIENTAÇÃO SOLAR AOS ESBELTOS PILOTIS REVESTIDOS DE MÁRMORE BRANCO; DAS PASTILHAS COLORIDAS AO PISO EM TABULEIRO À MANEIRA VENEZIANA.
EM PLANTA AS ALAS SOCIAL, ÍNTIMA E DE SERVIÇO DISTRIBUEM-SE EM TORNO DE UM PÁTIO CENTRAL PARA O QUAL SE VOLTA A GALERIA ENVIDRAÇADA ONDE NÃO FALTA UMA CITAÇÃO A COBERTURA ONDULANTE DO PROJETO DE RINO LEVI PARA O INSTITUTO SEDES SAPIENTIAIE (1941).
O CONJUNTO DE ESCALA MONUMENTAL SE COMPLETA COM OS JARDINS DE BURLE MARX - QUE TAMBÉM ASSINA O BELÍSSIMO PAINEL CURVO DE AZULEJOS QUE DEFINE O ESPELHO D'ÁGUA E BARRA A VISÃO DA ÁREA DE SERVIÇOS.
O NOVO USO DEMANDOU A REORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS E A INTRODUÇÃO DE TODOS OS RECURSOS E INSTALAÇÕES NECESSÁRIAS AO FUNCIONAMENTO DE UM CENTRO CULTURAL DESSE PORTE. AS QUATRO SALAS DE EXPOSIÇÃO OCUPAM OS SALÕES E ALGUNS QUARTOS - SALÕES ESSES QUE ERAM CENÁRIO DE FESTAS E RECEPÇÕES FREQUENTES NOS ANOS 50-60.
A BIBLIOTECA FOI MANTIDA JUNTO À ENTRADA E O ANTIGO SALÃO DE JOGOS, NO SUBSOLO, FOI TRANSFORMADO EM UM CONFORTÁVEL AUDITÓRIO/SALA DE PROJEÇÃO PARA 120 PESSOAS. JÁ AS SALAS DE AULA E APARTAMENTOS PARA ARTISTAS CONVIDADOS OCUPAM O ANTIGO BLOCO DE SERVIÇOS, ONDE FOI MANTIDO O ACRÉSCIMO DO SEGUNDO PAVIMENTO, QUE NÃO CONSTAVA DO PROJETO ORIGINAL.
PROJETO: ARQTOS. WALTER ARRUDA DE MENEZES E MARIA LUIZA DUTRA (TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO)
Marcadores:
/BRASIL,
PROJ CULTURAL,
PROJ RETROFIT
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário