quinta-feira, 8 de outubro de 2015

ARTIGO: OS PRINCÍPIOS DO DESIGN UNIVERSAL

DESENVOLVIDO EM MEADOS DOS ANOS 90 PELO CENTRO DE DESIGN DA UNIVERSIDADE DA CAROLINA DO NORTE, O UNIVERSAL DESIGN (UD), PROPÕE QUE TUDO SEJA PROJETADO PARA ATENDER ÁS DIFERENÇAS E NECESSIDADES DE TODOS OS SERES HUMANOS E SURGIU EM RESPOSTA AO ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO E AO APELO DE MERCADO, QUE BUSCA MORADIAS QUE POSSAM SER USADAS POR TODA A VIDA.
ISSO INCLUI NÃO SOMENTE OS ESPAÇOS CONSTRUÍDOS MAS TAMBÉM EQUIPAMENTOS - CALCULADORA, CELULARES, AUTOMÓVEIS, PÁGINAS DA INTERNET ...UM DOS EXEMPLOS MAIS VISÍVEIS SÃO OS PISOS DO TIPO PODOTÁTIL OBRIGATÓRIO NO REBAIXAMENTO DE GUIAS FEITO EM TRAVESSIA DE PEDESTRE SINALIZADA E NA BORDA DE PLATAFORMA ELEVADA DE EMBARQUE E DESEMBARQUE DE ÔNIBUS, METRÔ E TREM.
ESSES SÃO OS PRINCÍPIOS DO DESIGN UNIVERSAL:
1. EQUIPARAÇÃO NAS POSSIBLIDADES DE USO - O DESIGN DEVE SER ÚTIL E COMERCIALIZÁVEL PARA PESSOAS COM HABILIDADES DIFERENCIADAS.
2. FLEXIBILIDADE DE USO - DEVE ATENDER A UMA AMPLA GAMA DE INDIVÍDUOS, PREFERÊNCIAS E HABILIDADES.
3. USOS SIMPLES E INTUITIVO - O PRODUTO OU AMBIENTE PRECISA SER DE FÁCIL COMPREENSÃO, INDEPENDENTEMENTE DE EXPERIÊNCIA, NÍVEL DE FORMAÇÃO, CONHECIMENTO DO IDIOMA OU DA CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO DO USUÁRIO.
4. CAPTAÇÃO DA INFORMAÇÃO - COMUNICAR EFICAZMENTE AO USUÁRIO AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS, INDEPENDENTEMENTE DE SUA CAPACIDADE SENSORIAL OU DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS.
5. TOLERÂNCIA AO ERRO - MINIMIZAR O RISCO E AS CONSEQUÊNCIAS ADVERSAS DE AÇÕES INVOLUNTÁRIAS OU IMPREVISTAS.
6. MÍNIMO ESFORÇO FÍSICO - PERMITIR UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO OU OBJETO COM UM MÍNIMO DE ESFORÇO, DE FORMA EFICIENTE E CONFORTÁVEL.
7.DIMENSÃO E ESPAÇO PARA USO E INTERAÇÃO - OFERECER ESPAÇOS E DIMENSÕES APROPRIADOS PARA INTERAÇÃO, ALCANCE, MANIPULAÇÃO E USO, INDEPENDENTEMENTE DE TAMANHO, POSTURA OU MOBILIDADE DO USUÁRIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário