NA DÉCADA DE 70 A AUTO ESTRADA LAGOA-BARRA, COM O CÊNICO ELEVADO JOÁ BORDEJANDO O MAR, A INTERLIGA COM A ZONA SUL E CONSOLIDAM-SE OS GRANDES CONDOMÍNIOS FECHADOS - COMO NOVA IPANEMA E NOVO LEBLON. NA DÉCADA DE 90, A LINHA AMARELA LIGA O BAIRRO À REGIÃO NORTE - ILHA DO FUNDÃO (SEDE DA UFRJ) E GALEÃO INCLUSIVE. EM 2014, A LINHA 4 COLOCA O BAIRRO NA MALHA METROVIÁRIA DA CIDADE.
quinta-feira, 5 de outubro de 2017
URBANISMO: BARRA DA TIJUCA, RIO DE JANEIRO
ORIGINALMENTE UM IMENSO AREIAL, A REGIÃO ALAGADA E IMPRÓPRIA PARA PLANTAS PERMANECEU DESOCUPADA ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX. A OCUPAÇÃO SE DEU PELAS EXTREMIDADES, TANTO NO ATUAL JARDIM OCEÂNICO COMO PELO RECREIO DOS BANDEIRANTES. ALIÁS, COUBE À INICIATIVA PRIVADA A EXECUÇÃO DA PONTE NOVA SOBRE A LAGOA DA TIJUCA PARA ATENDER AOS NOVOS LOTEAMENTOS.
DATA DE 1969 O MARCO INICIAL DO DESENVOLVIMENTO DO NOVO BAIRRO, QUE OCUPA UMA ÁREA DE 165 KM2. FOI O PLANO PILOTO DA BARRA TIJUCA ELABORADO PELO ARQTO. LÚCIO COSTA, COM AS GRANDES AVENIDAS E OS GRANDES ESPAÇOS ABERTOS, QUE DEFINIRAM O ESTILO DE VIDA PECULIAR DA BARRA.
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