terça-feira, 8 de novembro de 2016

ARTIGO: PORTAS E JANELAS SEM SEGREDOS

MEDIDAS BEM CALCULADAS, ESPECIFICAÇÃO ADEQUADA E INSTALAÇÃO CORRETA SÃO OS CUIDADOS BÁSICOS QUE GARANTEM O BOM FUNCIONAMENTO DE PORTAS E JANELAS. DESENHADAS SOB MEDIDA OU COMPRADAS PRONTAS, ELAS TÊM CONTORNOS CAPAZES DE MARCAR UM PROJETO.
QUANTO AOS MATERIAIS MAIS USADOS, A MADEIRA LIDERA, COM 40% DA PRODUÇÃO DE ESQUADRIAS NO BRASIL. EM SEGUIDA VÊM O AÇO, (39%), O ALUMÍNIO (20%) E O PVC (1%). INDEPENDENTEMENTE DO MATERIAL, VERIFIQUE SE O PRODUTO TEM CERTIFICAÇÃO, SELO DO INMETRO OU OUTRA GARANTIA DE QUE ATENDE ÀS NORMAS TÉCNICAS NACIONAIS.
A OPÇÃO POR PEÇAS SOB MEDIDA OU PRONTAS DEPENDE DO ORÇAMENTO E DA ESPECIFICAÇÃO DO PROJETO. IMPORTANTES ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS, AS DIMENSÕES DAS ABERTURAS CONSIDERA QUESTÕES COMO A ILUMINAÇÃO (NATURAL E ARTIFICIAL), A PAISAGEM AO REDOR E A PROPORÇÃO ENTRE OS VÃOS E A ÁREA DO AMBIENTE. PEÇAS SOB MEDIDA, CLARO, PERSONALIZAM O PROJETO.
O VÃO DE INSTALAÇÃO DEVE MAIOR QUE A PEÇA 1 CM NA ALTURA E 2 CM NA LARGURA. ISSO PERMITE A MOVIMENTAÇÃO CORRETA DAS FOLHAS E BARRA QUASE TODA ENTRADA DE LUZ E AR. A INSTALAÇÃO DEVE SER FEITA NA FASE FINAL DA OBRA, CUIDADOSAMENTE, APÓS A PINTURA DAS PAREDES - COSTUMO INDICAR QUE O MELHOR MOMENTO É ANTES DA ÚLTIMA DEMÃO DE TINTA, PARA CORRIGIR POSSÍVEIS DANOS.
PARA ALUMÍNIO E PVC UTILIZA-SE O CONTRAMARCO, ESPÉCIE DE MOLDURA COM BOM PODER DE VEDAÇÃO QUE DEVE SER CHUMBADA NA ALVENARIA PARA POSTERIOR PARAFUSAMENTO DOS CAIXILHOS. PEÇAS EM MADEIRA PODEM SER INSTALADAS COM ESPUMA DE POLIURETANO. APÓS INJETADO NO CAIXILHO, O MATERIAL SE EXPANDE, TRAVANDO A MADEIRA E FAZENDO A VEDAÇÃO.
ENTRE OS BENEFÍCIOS DO ALUMÍNIO ESTÃO A LEVEZA, FÁCIL MANUSEIO E MANUTENÇÃO SIMPLES - ALÉM DA BOA RESISTÊNCIA À MARESIA. A ANODIZAÇÃO, FEITA NA FÁBRICA, AUMENTA A PROTEÇÃO E DURABILIDADE DO ALUMÍNIO PARA REGIÕES LITORÂNEAS COMO A NOSSA. TAL TRATAMENTO FORMA UMA CAMADA DE ÓXIDO DE ALUMÍNIO QUE PROTEGE CONTRA A CORROSÃO, SALINIDADE E FUMAÇA INDUSTRIAL.
OUTRA VANTAGEM É A POSSIBILIDADE DE REALIZAR A PINTURA ELETROSTÁTICA À PÓ, UM FINO ACABAMENTO APLICADO NA FABRICAÇÃO QUE ADERE A TODAS AS CAVIDADES E REENTRÂNCIAS DA SUPERFÍCIE.
A OPÇÃO PELA MADEIRA, ESPECIALMENTE PARA LOCAIS QUE EXIJAM MAIOR ISOLAMENTO TÉRMICO, REQUER CUIDADOS. PARA EVITAR O EMPENAMENTO DEVIDO À AÇÃO DOS RAIOS SOLARES E DA UMIDADE, O MATERIAL DEVE SER TRATADO COM ÓLEOS IMPREGNANTES QUE FORMAM UM PELÍCULA PROTETORA E MANTÉM SUA BELEZA. DEVE-SE OPTAR POR MODELOS MACIÇOS , MAIS RESISTENTES AO ATAQUE DE CUPINS E À AÇÃO DO TEMPO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário