segunda-feira, 20 de junho de 2016
ARTIGO: CASAS PRÊT-À-PORTER DE GRIFE NA PÁTRIA DAS MORADIAS EM SÉRIE
A FRANÇA É O PARAÍSO DAS MORADIAS FEITAS EM SÉRIE. DAS 220 MIL CASAS INDIVIDUAIS CONSTRUÍDAS A CADA ANO, APENAS 7% SÃO 'MAISONS D'ARCHITECT', OU SEJA, PROJETADAS POR ARQUITETOS. O RESTANTE É FORMADO PELAS CASAS PRÊT-À-PORTER, ESCOLHIDAS POR CATÁLOGOS. SÃO VÁRIOS FABRICANTES NUM MERCADO QUE MOVIMENTA CERCA DE 15 BILHÕES DE EUROS AO ANO - CERCA DE 60 BILHÕES DE REAIS!
ESSA OPÇÃO MAIS PRÁTICA DE CONSTRUIR SE GENERALIZOU A PARTIR DOS ANOS 60, ÉPOCA EM QUE A EUROPA FINALMENTE SUPEROU A CATÁSTROFE ECONÔMICA PROVOCADA PELA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
DESDE ENTÃO, A PLANTA-PADRÃO DESSE TIPO DE MORADIA SE MANTÉM QUASE INALTERADA: UMA CAIXA COM CINCO CÔMODOS, 107 M2, TELHADO DE DUAS ÁGUAS...AO CUSTO MÉDIO DE 95 MIL EUROS A UNIDADE. ESSA REALIDADE 'PRONTA' ESTÁ SENDO QUESTIONADA PELA NOVA GERAÇÃO QUE, MAIS ANTENADA E ABERTA A OUTROS ESTILOS DE VIDA, PREFERE AMBIENTES ILUMINADOS E INTEGRADOS. E QUEREM, SOBRETUDO, UMA MAIOR POSSIBILIDADE DE PERSONALIZAR E AMPLIAR SEUS DOMÍNIOS.
OS FABRICANTES ENTENDERAM O RECADO. A MAISONS PHÉNIX, A MAIOR EMPRESA DO SETOR, CONTRATOU O ARQUITETO JACQUES FERRIER, DISCÍPULO DE NORMAN FOSTER, PARA DESENVOLVER UMA NOVA PROPOSTA DE CASA PRÉ-FABRICADA, QUE ATENDESSE ÀS DEMANDAS E AGREGASSE, CLARO, VALOR ESTÉTICO.
EMBORA ADOTE A MESMA ESTRUTURA METÁLICA UTILIZADA PELA FÁBRICA, AS CASAS INSPIRAM-SE NA ARQUITETURA NÓRDICA, COM FACHADAS LIMPAS E ELEGANTES, VIDROS E CORES VIVAS. UMA GRANDE VARIEDADE DE COMPONENTES - MADEIRA, TIJOLO, PORTAS-BALCÃO, METAL, ARDÓSIA, ZINCO, TELHAS - PODE SER COMBINADA PARA FORMAR ESPAÇOS E VOLUMES, PERSONALIZANDO AS UNIDADES.
O PÉ-DIREITO FOI AUMENTADO EM 20CM, ALCANÇANDO AGORA 2,68M. A DISTRIBUIÇÃO INTERNA ELIMINOU CORREDORES, AUMENTOU A ÁREA DOS AMBIENTES DE CONVIVÊNCIA E A DA COZINHA. A ESTRUTURA METÁLICA (ARCELOR) AGORA É GALVANIZADA, JÁ QUE A PROPOSTA É DEIXÁ-LA APARENTE. A CONCEPT HOUSE É OFERECIDA EM METRAGENS QUE VARIAM DE 55M2 A 150M2 DE ÁREA ÚTIL, COM PREÇOS EQUIVALENTES AOS DOS MODELOS TRADICIONAIS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário