quinta-feira, 7 de abril de 2016
PROJ EDUCACIONAL: DIAMOND RANCH HIGH SCHOOL, POMONA
HERDEIRO DO IDEALISMO DOS ANOS 60, O ARQUITETO THOM MAYNE É CONSIDERADO UMA ESPÉCIE DE ENFANT TERRIBLE DA ARQUITETURA NORTE-AMERICANA. É UM CRIADOR INSTITIVO E PERSONALÍSSIMO, QUE DEFENDE A IDEIA DE QUE A ARQUITETURA DEVE PROMOVER A INTEGRAÇÃO DE QUEM USUFRUI DELA. A BELEZA NÃO É META, MAS CONSEQUÊNCIA.
GANHADOR DO PRITZKER 2005, MAYNE É UMA AVIS RARA NO MEIO: UM ARQUITETO QUE GASTA RELATIVAMENTE POUCO (A ESCOLA CUSTOU US$ 28 MILHÕES), CONSTRÓI EDIFÍCIOS PERFEITAMENTE FUNCIONAIS, ACOLHEDORES E QUE COMPÕEM UMA EXTENSÃO VIBRANTE DO AMBIENTE EM QUE SE ENCONTRAM.
É O CASO DA ESCOLA PÚBLICA DIAMOND RANCH. ENCRAVADA NUM TERRENO TÃO ACIDENTADO QUE ERA TIDO COMO INAPROVEITÁVEL, ELA TOMA O FORMATO DE UM CÂNION SINUOSO, COMO OS MUITOS EXISTENTES NA REGIÃO. NO LUGAR DE BARRANCOS, HÁ BLOCOS DE CONCRETO SUSTENTADOS POR UMA ESTRUTURA DE METAL E REVESTIDOS DE AÇO CORRUGADO, QUE TOMBAM EM ÂNGULOS INSÓLITOS SOBRE UM 'VALE' - O PÁTIO PELO QUAL CIRCULAM OS ESTUDANTES.
O EFEITO GERAL É BELO, INUSITADO E NÃO TEM NADA DE ARBITRÁRIO. CONCLUÍDO EM 1999, O COMPLEXO REPRODUZ O RELEVO NO QUAL SE ENCAIXA E TAMBÉM BRINCA COM ELE, COMO SE OS BLOCOS TIVESSEM SIDO REMEXIDOS POR UM TERREMOTO - ALGO TÃO INERENTE À CALIFÓRNIA.
THOM MAYNE ESTÁ NA PONTA DE UMA TENDÊNCIA FORTE NA ARQUITETURA, A DE COMBINAR RIGOR COM INVENTIVIDADE NUMA ATUALIZAÇÃO DA UTOPIA MODERNISTA DOS ANOS 30 E 40.
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