terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

PROJ SHOPPING: GALERIAS PACÍFICO, BUENOS AIRES

PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL, AS TRADICIONAIS GALERIAS PACÍFICO OCUPAM QUASE UM QUARTEIRÃO NA CALLE FLORIDA, CENTRO DE BUENOS DE AIRES. CONSTRUÍDO PARA ABRIGAR A LOJA DE DEPARTAMENTOS BON MARCHÉ NO FINAL DO SÉC. XIX, O IMENSO EDIFÍCIO DE TRÊS ANDARES É O MAIS ORIGINAL EXEMPLO DE ECLETISMO NA CAPITAL PORTENHA.
COM DUAS RUAS INTERNAS EM FORMA DE CRUZ, A PRINCÍPIO SEM COBERTURA, A ORDENAÇÃO DE COLUNAS,PILARES E ARCADAS SUPERAVA A FACHADA E GANHAVA ESPAÇOS INTERNOS. ADQUIRIDA EM 1910 PELA CIA. DE ESTRADAS DE FERRO BUENOS AIRES-PACÍFICO, FORAM REFORMADAS EM 1945 PELOS ARQUITETOS ASLAN E EZCURRA, QUE COBRIRAM COM GRANDES CÚPULAS OS ESPAÇOS DESTINADOS AO COMÉRCIO. A PINTURA DOS TETOS E PAREDES FOI ENCOMENDADA A DESTACADOS ARTISTAS PLÁSTICOS ARGENTINOS - A. BERNI, CASTAGNINO, SPILIMBERGO, COMEIRO E URRUCHÚA.
A RESTAURAÇÃO DO INÍCIO DOS ANOS 90 , A CARGO DO ARQUITETO JUAN CARLOS LOPEZ (1939/1996), AUTOR DOS SHOPPINGS PATIO BULLRICH E ALTO PALERMO, CONTOU COM A ASSESSORIA DA COMISSÃO NACIONAL DE MUSEUS E MONUMENTOS HISTÓRICOS. PARA A RECONSTRUÇÃO DAS FACHADAS-MOLDURAS, CAPITÉIS E BAIXOS-RELEVOS CONTOU-SE COM A COLABORAÇÃO DE TÉCNICOS PORTUGUESES E ITALIANOS.
A RECUPERAÇÃO DAS PINTURAS FICOU A CARGO DOS MURALISTAS MEXICANOS MANUEL SERRANO E MONICA BAPTISTA. PARA OTIMIZAR A ILUMINAÇÃO E VISÃO INTERNA, PROJETOU-SE UMA COBERTURA TRANSPARENTE SOBRE AS CIRCULAÇÕES E UMA GRANDE CÚPULA ENVIDRAÇADA NA PARTE CENTRAL DO EDIFÍCIO. DESTAQUE: NO ÚLTIMO ANDAR DA IMPONENTE EDIFICAÇÃO FICA O CENTRO CULTURAL BORGES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário