terça-feira, 23 de agosto de 2011
PROJ TRANSPORTE: METRÔ DE MOSCOU
A PRIMEIRA ETAPA DO METRÔ DE MOSCOU FOI CONCLUÍDA EM 1935 : UM PERCURSO DE 11KM COM 13 ESTAÇÕES. A SEGUNDA ETAPA É NOTÁVEL POR SEU POPULAR ESTILO ART DÉCO COMBINADO COM MENSAGENS SOCIALISTAS NOS ADORNOS QUE ENFEITAM AS ESTAÇÕES. A CONSTRUÇÃO DA TERCEIRA ETAPA FOI AFETADA PELA GUERRA: PRAZOS DILATADOS, SUSPENSÃO DOS SERVIÇOS E O USO DAS ESTAÇÕES COMO ABRIGO AOS BOMBARDEIOS AÉREOS.NA DECORAÇÃO, A TEMÁTICA SOCIALISTA FOI SUBSTITUÍDA POR MOTIVOS BÉLICOS.
NA QUARTA ETAPA, INCIADA APÓS A GUERRA, O ELABORADO DESIGN ATINGE SEU ÁPICE. PRIMEIRAS DO MUNDO A SEREM COMPLETAMENTE REVESTIDAS COM MÁRMORE E GRANITO, FORAM PROJETADAS PARA REFLETIR AS INCLINAÇÕES DE STALIN ANTE ÀS EXPRESSÕES DE NACIONALISMO, PODER E RIQUEZA.
NA QUINTA ETAPA, CONSTRUÍDA DURANTE A GUERRA FRIA E CONCLUÍDA EM 1959, AS ESTAÇÕES SÃO MAIS PROFUNDAS (SERVIRIAM COMO ABRIGO ANTI-NUCLEAR) E MAIS DESPOJADAS, COM UM DESIGN MAIS UTILITÁRIO E MENOS EXTRAVAGANTE. O SISTEMA CONTA , HOJE, COM 300KM DE TRILHOS , 12 LINHAS E 182 ESTAÇÕES -E, COM 6,6 MILHÕES DE PASSAGEIROS/DIA, É O SEGUNDO MAIS MOVIMENTADO DO MUNDO.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário