quinta-feira, 14 de julho de 2011
ARTIGO: A PSICOLOGIA DO PONTO-DE-VENDA 2
CORES, ILUMINAÇÃO E MÚSICA SÃO ALGUNS DOS FATORES INTANGÍVEIS QUE INTERFEREM NA PSICOLOGIA DE COMPRA DO CONSUMIDOR.
AS CORES, COMO SE SABE, AFETAM A IMAGEM DA LOJA E DAS MERCADORIAS ALÉM DE INTERFERIREM DIRETAMENTE NO COMPORTAMENTO DO COMPRADOR. AS CORES QUENTES EXERCEM UMA MAIOR PODER DE ATRAÇÃO E ESTIMULAM DECISÕES RÁPIDAS -NÃO POR ACASO OS TONS DE VERMELHO E AMARELO PREDOMINAM NAS LOJAS DO MCDONALD'S E BEBELU, VISANDO ATRAIR MAIS CLIENTES E PROVOCAR UM GIRO MAIS RÁPIDO DE PESSOAS, ALGO ÓBVIO EM UM ESTABELECIMENTO DE FAST-FOOD. JÁ AS CORES FRIAS SÃO MAIS ACONSELHÁVEIS PARA A VENDA DE PRODUTOS QUE REQUEREM MAIS REFLEXÃO, COMPRAS DE ALTO ENVOLVIMENTO E DIFÍCIL PROCESSO DE DECISÃO -COMO AS PERFUMARIAS: A COR BASE D'O BOTICÁRIO É O VERDE!
A BOA ILUMINAÇÃO É OUTRO FATOR QUE ESTIMULA A COMPRA. FATORES COMO A CORRETA PERCEPÇÃO E A VALORIZAÇÃO DOS PRODUTOS EXPOSTOS, O CONFORTO VISUAL E TÉRMICO (lÂMPADAS QUE NÃO AQUEÇAM DEMAIS...) -NÃO POR ACASO OS PROJETOS LUMINOTÉCNICOS VÃO TORNANDO-SE CADA VEZ MAIS IMPRESCENDÍVEIS.
A MÚSICA DE FUNDO AFETA A COMPRA DE DUAS MANEIRAS: ELA FORMA UMA IMAGEM DA LOJA NA MENTE DAS PESSOAS E AFETA O HUMOR DOS CONSUMIDORES DENTRO DO ESTABELECIMENTO. A MAIRORIA DOS COMPRADORES E DOS FUNCIONÁRIOS PREFERE AMBIENTES COM FUNDO MUSICAL, SIGNIFICANDO QUE A LOJA 'SE IMPORTA' COM SUA CLIENTELA. EM LOJAS DE FAST-FOOD, UMA MÚSICA MAIS AGITADA FAVORECERIA O AUMENTO DO FLUXO DE CONSUMIDORES. EM SUPERMERCADOS, AO CONTRÁRIO, MÚSICAS MAIS LENTAS TENDEM A ESTIMULAR UM MAIOR TEMPO DISPENDIDO DENTRO DA LOJA...
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