A OBRA DO ARQUITETO CURITIBANO JOÃO VILANOVA ARTIGAS PODE SER DIVIDIDA EM 3 FASES-FASES ESTAS EXPLICADAS PELA EVOLUÇÃO DE SEU PENSAMENTO. A PRIMEIRA FASE CORRESPONDE AO SEU PERÍODO DE INSPIRAÇÃO ORGÂNICA, E SE ESTENDE DE 1937 (O ANO DE SUA FORMATURA) ATÉ O FINAL DA 2A. GRANDE GUERRA. A ARQUITETURA ORGÃNICA, SEGUNDO BRUNO ZEVI, ESTÁ DIVIDIDA EM DUAS ESCOLAS: A AMERICANA (TENDO COMO PRINCIPAL EXPOENTE FRANK LLOYD WRIGHT) E A ESCANDINAVA (PRINCIPAIS EXPOENTES: GUNNAR ASPLUND E ALVAR AALTO). ARTIGAS,, BEM COMO TODOS OS DEMAIS JOVENS ARQUITETOS FORMADOS PELA ESCOLA POLITÈCNICA PAULISTA. FORAM INFLUENCIADOS PELO GRANDE ARQUITETO AMERICANO.
AS CASA CONSTRUÍDAS POR ARTIGAS NO BAIRRO DO PACAEMBU, ENTRE 1938 E 1945, RETRATAM BEM ESSA INFLUÊNCIA. CASAS COMO A DE ROBERTO LACASE, DE LEITE RIBEIRO OU, PRINCIPALMENTE, A CASA PARANHOS, MATERIALIZARAM AS CARACTERÍSTICAS ORGÂNICAS JÁ POSTAS NA PRÁTICA PELO MESTRE AMERICANO NOS ARREDORES DE CHICAGO -AS FAMOSAS PRAIRIE HOUSES.
COM O TEMPO, ESSA SUBMISSÃO À NATUREZA, A NÃO UTILIZAÇÃO DE NOVAS TÉCNICAS, DESPERTARAM UMA REVOLTA CONTRA ESSA NEGAÇÃO DO PROGRESSO PROPOSTA PELO ORGANICISMO. ALIADA ÀS SUAS CONVICÇÕES POLÍTICAS, ESSA REVOLTA SE FARIA NOTAR NOS SEUS TRABALHOS PÓS-1945. AS TRANSFORMAÇÕES OCASIONADAS PELA GUERRA (ENTRE ELAS A DESCOBERTA, POR ARTIGAS, DO PROCESSO DE ACULTURAÇÃO DESENVOLVIDO PELOS ESTADOS UNIDOS PARA CONSOLIDAR A DOMINAÇÃO IANQUE (AS CASAS WRIGHTIANAS FARIAM PARTE DO PACOTE...), LEVARAM-NO AO ABANDONO DA HERANÇA DE FWL E SUA SUBSTITUIÇÃO PELA DE LE CORBUSIER. ESSE PERÍODO DE INTEGRAÇÃO AO MOVIMENTO RACIONALISTA CORRESPONDE Á FASE MA QUAL A ESTÉTICA É CARACTERIZADA PELA ATUALIDADE, PELAS POSSIBLIDADES TÉCNICAS E PELA DISCIPLINA RÍGIDA -A RECEITA IDEAL PARA O RÁPIDO DESENVOLVIMENTO DE PAÍSES COMO O BRASIL.
ENGAJADO NESSA LUTA, ARTIGAS PASSA A USAR MATERIAIS MODERNOS. EM OBRAS COMO A CASA DE MÁRIO BITTENCOURT,A SUA PRÓPRIA CASA, A CASA DE ALFREDO ROSENTHAL OU A RODOVIÁRIA DE LONDRINA (foto), ESTÃO PRESENTES A ESTRUTURA INDEPENDENTE DE CONCRETO ARMADO, OS VOLUMES GEOMÉTRICOS CLAROS, OS JOGOS DE RAMPAS E NÍVEIS DESENCONTRADOS, A TRANSPARÊNCIA E A CONTINUIDADE EXTERIOR-INTERIOR, A LEVEZA GERAL. A SUBMISSÃO À NATUREZA DEIXA DE EXISTIR.
NO ÍNICIO DOS ANOS 50, ARTIGAS VOLTA-SE CONTRA OS MESTRES DO RACIONALISMO. PARA ELE, TANTO WALTER GROPIUS COMO LE CORBUSIER NÃO PASSAM DE INSTRUMENTOS DE PROPRAGANDA DA SUPERIORIDADE NORTE-AMERICANA. NO CASO DO MESTRE FRANCO-SUIÇO, ESSA REVOLTA FORA FERMENTADA PELO SEU PROJETO 'LE MODULOR', NO QUAL MODIFICA A ALTURA-BASE ( ANTES FIXADA EM 1,75M PARA 1,80M) A FIM DE ENCONTRAR UM CORRESPONDENTE EXATO NO PADRÃO ADOTADO PELOS INGLESES E AMERICANOS. ESSA REBELIÃO SERIA EXPRESSADA EM SUAS CONSTRUÇÕES, COM SOLUÇÕES RADICAIS. SÃO FATOS COMO ESSES QUE JUSTIFICAM A AFIRMAÇÃO DE QUE A OBRA DE ARTIGAS NÃO PODE SER SEPARADA DE SEU CONTEXTO POLÍTICO.
FOTOS: RODOVIÁRIA DE LONDRINA (DETALHE DO PILAR) E HALL CENTRAL DA FAU-USP
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