quinta-feira, 1 de novembro de 2018

ILUMINAÇÃO: A BELA CÚPULA DE TOMIE OTHAKE | TEATRO PEDRO II, RIBEIRÃO PRETO

INAUGURADO EM OUTUBRO DE 1930, O TEATRO PEDRO II, COM 1588 LUGARES, É O SEGUNDO MAIOR TEATRO DE ÓPERA DO PAÍS EM CAPACIDADE DE PÚBLICO - FICA ATRÁS APENAS O TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO.
O PROJETO FOI UMA AMBIÇÃO DE JOÃO MEIRA JR., ENTÃO PRESIDENTE DA COMPANHIA CERVEJARIA PAULISTA. NOS ANOS 60, FOI CONVERTIDO EM CINEMA E ENTRE OS ANOS 50 E 70 ABRIGOU BAILES DE CARNAVAL E SALÃO DE JOGOS NO SUBSOLO. EM 1980, CONTUDO, UM INCÊNDIO DESTRUIU A COBERTURA DO HISTÓRICO PRÉDIO.
A RECONSTRUÇÃO ACONTECERIA APENAS NA DÉCADA DE 1990. FORAM CINCO ANOS DE OBRAS E R$ 4,5 MILHÕES DE INVESTIMENTO ATÉ A REINAUGURAÇÃO, EM 1996. NEM TODO O ESPLENDOR ART DÉCO DO SUNTUOSO TEATRO PREPARA O VISITANTE PARA SUA MAIOR SURPRESA: A BELÍSSIMA CÚPULA PROJETADA PELA ARTISTA PLÁSTICA TOMIE OHTAKE(1913/2015).
A OBRA DA ARTISTA NIPO-BRASILEIRA COMEÇA PELO TETO DE DUAS CAMADAS DE GESSO EGÍPCIO, COM RECORTES FEITO COM MAÇARICO PARA DAR A SENSAÇÃO DE MOVIMENTO DAS ÁGUAS. ENTRE ESSAS CAMADAS, PONTOS DE LUZ ILUMINAM ÂNGULOS ESPECÍFICOS, AUMENTANDO A IMPRESSÃO DE ONDAS.
A CEREJA DO BOLO É O IMPACTANTE LUSTRE DE VIDRO DE ESTILO MODERNISTA QUE PENDE DO ALTO DA CÚPULA. COM 1,4 TONELADA E 2,70 M DE ALTURA, A PEÇA REPRESENTA A QUEDA DA ÁGUA. PERFECCIONISTA, TOMIE OHTAKE MANDOU REFAZER OS RECORTES NO GESSO, QUE NÃO HAVIAM OBEDECIDO SUAS ESPECIFICAÇÕES...

Nenhum comentário:

Postar um comentário