sexta-feira, 5 de outubro de 2018

PROJ AEROPORTO: AÉROPORT CHARLES-DE-GAULLE, PARIS

SITUADO EM ROISSY, 27 KM À NORDESTE DE PARIS, O AEROPORTO GANHOU O NOME ATUAL EM 1974, EM HOMENAGEM AO GAL. CHARLES DE GAULLE, FUNDADOR DA QUINTA REPÚBLICA FRANCESA.
O PLANEJAMENTO E CONSTRUÇÃO DO ENTÃO AÉROPORT DE PARIS NORD COMEÇOU EM 1966 PARA ATENDER A CRESCENTE DEMANDA. OS AEROPORTOS DE PARIS-ORLY E LE BOURGET, CONSTRUÍDOS NA ÉPOCA DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, JÁ NÃO ERAM SUFICIENTES. O CDG OCUPA UMA ÁREA DE 32,38 KM2 E CONTA COM TRÊS TERMINAIS.
O TERMINAL 1 FOI CONCEBIDO PELO ARQTO. PAUL ANDREU (QUE TAMBÉM PROJETARIA AS AMPLIAÇÕES NAS DÉCADAS SEGUINTES) COMO UM GRANDE EDIFÍCIO CIRCULAR DE DEZ ANDARES CIRCUNDANDO POR SETE SATÉLITES - CADA UM DELES COM QUATRO PORTÕES DE EMBARQUE. NO CENTRO, UM ÁTRIO ABERTO ABRIGA AS ICÔNICAS ESCADAS ROLANTES COBERTAS POR TUBOS DE ACRÍLICO.
O T2 FOI INAUGURADO EM 1982 COMO HUB DA AIR FRANCE E ADOTA A FILOSOFIA MODULAR DE TERMINAIS. PENÍNSULAS E SATÉLITES FORAM INCORPORADOS AO LONGO DOS ANOS. O TERMINAL 2-S4, POR EXEMPLO, ESTÁ APTO A RECEBER ATÉ SETE AIRBUS A380.
O T3, CONSTRUÍDO COMO UMA ESPÉCIE DE HANGAR MODERNO, DESTINA-SE A RECEBER OS VOOS DAS COMPANHIAS AÉREAS DE BAIXO CUSTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário