quarta-feira, 2 de maio de 2018

PROJ EDUCACIONAL: COLLEGI TERESIANES BY GAUDÍ, BARCELONA

A CONSTRUÇÃO DO COLÉGIO TERESIANO DE BARCELONA COMEÇOU NO FINAL DE 1888 E GAUDÍ ASSUMIU A OBRA QUANDO JÁ CONTAVA COM DOIS PAVIMENTOS. APESAR DE NÃO PODER ALTERAR A PLANTA, RETANGULAR E MUITO ALONGADA, GAUDÍ FINALIZOU A OBRA EM UM ANO, MODIFICANDO SUBSTANCIALMENTE O PROJETO ORIGINAL.
CONCEBIDO COM QUATROS ANDARES EM TRÊS DISTRIBUIÇÕES LONGITUDINAIS, COM CLARABÓIAS ENTRE ELAS. COM ESSE SISTEMA GAUDÍ CONSEGUIU QUE A LUZ ENTRASSE, DO ÚLTIMO ANDAR AO TÉRREO, IRRADIANDO-SE PARA TODAS AS DEPENDÊNCIAS.
O BELO E ELEGANTE ARCO PARABÓLICO FOI UTILIZADO TANTO EXTERNA COMO INTERNAMENTE, SOBRESSAINDO-SE NOS CORREDORES QUE SUSTENTAM OS PÁTIOS DE LUZ, CONFIGURANDO ESPAÇOS DE UMA MAGNÍFICA RESOLUÇÃO ARQUITETÔNICA, ESTÉTICA E LUMÍNICA.
A PEDRA E O TIJOLO FORAM OS MATERIAIS MAIS USADOS, BARATOS E SÓBRIOS - HAVIA UM ORÇAMENTO MUITO RESTRITO. OS ELABORADOS TRABALHOS DE FORJA DO ARQUITETO SE FAZ PRESENTE NA OBRA-PRIMA QUE É O PORTÃO DE ENTRADA: ELE REPRODUZ TODOS OS SÍMBOLOS DO ESCUDO TERESIANO. GAUDÍ ERA UM ADMIRADOR DA POESIA MÍTICA DO SÉCULO DE OURO ESPANHOL - E , PORTANTO DA DE SANTA TEREZA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário