sexta-feira, 23 de março de 2018

URBANISMO: BAIRRO EUR, ROMA

BAIRRO CONCEBIDO E CONSTRUÍDO A PARTIR DE 1936 PARA SEDIAR A EXPOSIÇÃO UNIVERSAL QUE ACONTECERIA EM 1942 - QUE SERIA CANCELADA POR CONTA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. O EUR TAMBÉM CELEBRARIA O VIGÉSIMO ANIVERSÁRIO DA MARCHA SOBRE ROMA DE 1922, QUE IMPLEMENTOU O FASCISMO NO PAÍS, OBRIGANDO O REI VITTORIO EMANUELLE III A ABDICAR DO PODER.
SITUADO AO SUL DE ROMA, O BAIRRO É UM ÍCONE DA ARQUITETURA FASCISTA (OU RACIONALISMO ITALIANO, NA SUA DENOMINAÇÃO OFICIAL) E FOI PROJETADO PELO ARQUITETO MARCELLO PIANCENTINI PARA REFLETIR A VISÃO DE MUSSOLINI DE UM TERCEIRO IMPÉRIO ROMANO. OS MUITOS CHAFARIZES E ESTÁTUAS MASCULINAS DE INSPIRAÇÃO CLÁSSICA FORAM DEMANDAS DO DITADOR.
HOJE É UM BAIRRO OCUPADO POR MUITOS MINISTÉRIOS, MUSEUS, ESCOLAS, SEDES CORPORATIVAS E RESIDÊNCIAS - TEM UM DOS M2 MAIS CAROS DE ROMA. RECENTEMENTE A FENDI RECUPEROU O PALAZZO DELLA CIVILITÁ ITALIANA, VULGO 'COLISEU QUADRADO', E O TRANSFORMOU NA SEDE DA EMPRESA (VER PROJ CORPORATIVO/DEZ'17).
O BAIRRO TAMBÉM RECEBEU O ROMA CONVENTION CENTER 'LA NUVOLA' - IMENSO PROJETO DO ARQTO. MASSIMILIANO FUKSAS (VER PROJ CENTRO DE CONVENÇÕES/SET'17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário