segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

PROJ RESIDENCIAL: CASA DAS CANOAS, RIO

TERCEIRA RESIDÊNCIA PROJETADA POR NIEMEYER PARA A FAMÍLIA, A CASA DAS CANOAS (1952) SINTETIZA OS PROCEDIMENTOS PROJETUAIS QUE DESENVOLVE EM TODA SUA CARREIRA. SITUADA EM MEIO À FLORESTA DA TIJUCA, COM ACESSO PELA ESTRADA DAS CANOAS, O PROJETO TIRA PARTIDO DO DECLIVE ACENTUADO DO TERRENO.
AO ACOMODAR AS ÁREAS ÍNTIMAS NA PARTE INFERIOR, COM A CRIAÇÃO DE UMA BELA ESPLANADA ONDE SE DÃO OS USOS COLETIVOS DA CASA, NIEMEYER EVITA RENUNCIAR À TRANSPARÊNCIA PRIVILEGIADA TÍPICA DAS CASAS MODERNAS. OS PANOS DE VIDRO ESTÃO SOMBREADOS POR UMA COBERTURA SINUOSA COM GENEROSOS BALANÇOS - ELEMENTO JÁ EXPLORADO NA CASA DO BAILE DA PAMPULHA (1940/1943) E NA MAGISTRAL MARQUISE DO IBIRAPUERA (1951/1954).
A INTERAÇÃO COM A PAISAGEM NÃO SE RESTRINGE À TRANSPARÊNCIA. CRIADA EM TORNO DE UMA GRANDE ROCHA, A CASA A INCORPORA DE MANEIRA MUITO POÉTICA: INCRUSTADA ENTRE O INTERIOR E O EXTERIOR, PARECE DETERMINAR OS CONTORNOS DA PISCINA E CONTRASTANDO, AO MESMO TEMPO, COM A DELICADA LEVEZA DA ESTRUTURA E DA VOLUMETRIA DA CASA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário