sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

PROJ TEATRO: HARBIN OPERA HOUSE, HARBIN

COM 4,5 MILHÕES DE HABITANTES, HARBIN, SITUADA 1.240 KM AO NORTE DE PEQUIM, É A DÉCIMA CIDADE MAIS POPULOSA DA CHINA. COM TEMPERATURAS DE ATÉ - 38oC NO LONGO E INTENSO INVERNO, É SEDE DO FESTIVAL DE ESCULTURAS EM GELO, QUE ACONTECE EM JANEIRO.
NESSE CONTEXTO, O BELO PROJETO DO MAD ARCHITECTS, BUSCOU INSPIRAÇÃO NOS CRISTAIS DE GELO. A OPERA HOUSE OCUPA UMA ÁREA AFASTADA DA CIDADE. OS DOIS ELEGANTES VOLUMES QUE ABRIGAM AS DUAS SALAS DE ESPETÁCULO PARECEM BROTAR DO SOLO CONGELADO.
INTERNAMENTE A SINUOSIDADE DAS SUPERFÍCIES BRANCAS É CONTRABALANÇADA PELO CALOR DOS VOLUMES REVESTIDOS DE MADEIRA. O FOYER ANTECEDE A MAJESTOSA SALA PRINCIPAL, COM A DRAMATICIDADE DA ARQUITETURA BARROCA E SENSUAL. AS SUPERFÍCIES SINUOSAS AMADEIRADAS ENVOLVEM O AMBIENTE, ACONCHEGANTE E QUENTE COM O INTENSO VERMELHO DAS POLTRONAS.
NA SALA MENOR, O PALCO TEM O FUNDO ENVIDRAÇADO, ABRINDO-SE VISUALMENTE PARA O LAGO VIZINHO. AS PAREDES, NESSE CASO, TEM SUPERFÍCIES ONDULADAS QUE MIMETIZAM A SUPERFÍCIE DAS ÁGUAS - UM BELO EFEITO VALORIZADO PELA ILUMINAÇÃO, PREMIADA NO IALD 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário