UM DOS MAIS EXPRESSIVOS SÍMBOLOS DO CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA É O MEMORIAL CONCEBIDO PELOS ARQUITETOS GUSTAVO PENNA E MARIZA COELHO E CONSTRUÍDO NO PARQUE ECOLÓGICO PROMOTOR FRANCISCO LINS DO EGO, EM BH. IMPLANTADO EM MEIO AO VERDE, A PROPOSTA DA USIMINAS CONSIDEROU A ATÁVICA LIGAÇÃO DA CULTURA JAPONESA COM A JARDINAGEM E O PAISAGISMO. SÃO 532,85 M2 DE ÁREA CONSTRUÍDA EM UM TERRENO DE 13.000 M2.
NA FORMA DE UMA HÉLICE CUJAS RAMPAS CURVAS PARTEM DE MARGENS OPOSTAS DO ESPELHO D'ÁGUA, O MUSEU CELEBRA "A AMIZADE ENTRE JAPONESES E MINEIROS. E O QUE ESSA RELAÇÃO FOI CAPAZ DE CONSTRUIR DE CONCRETO E DE IMATERIAL", ATESTA PENNA. APESAR DE POUCO NUMEROSA, A COLÔNIA JAPONESA TEVE IMPORTÂNCIA ESSENCIAL NA CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO MINEIRO, SOBRETUDO NA ÁREA DE SIDERURGIA. PARA CONCEBER O ESPAÇO INTERNO, OS ARQUITETOS RECORRERAM AO COREÓGRAFO DO GRUPO CORPO, UM DOS MAIS IMPORTANTES DO PAÍS, PAULO PERDENEIRAS. QUE CONCEBEU UMA CENOGRAFIA ARREBATADORA: TODO O AMBIENTE É VERMELHO, COM SUTIS FUTONS VERMELHOS QUE REMETEM À VITÓRIA-RÉGIAS ESPALHADOS PELO PISO - COMO SE VERÁ NA POSTAGEM SEGUINTE.
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