terça-feira, 19 de setembro de 2017

VÃO LIVRE: LENTOS KUNSTMUSEUM, LINZ

O VÃO LIVRE DE 60 METROS E AS FACHADAS EM VIDRO E CONCRETO QUE SE ILUMINAM À NOITE DEFINEM O PROJETO DO ESCRITÓRIO SUIÇO WEBER & HOFER. INAUGURADO EM 2003, O LENTOS KUNSTMUSEUM CONTA COM 2.700 M2 DE ÁREA EXPOSITIVA.
A ENTRADA DE SE FAZ PELO VÃO CENTRAL, CUJO TETO REVESTIDO COM PLACAS DE AÇO INOX POLIDO REFLETE O RIO DANÚBIO E A CIDADE. NO LADO LESTE FICA O FOYER, BILHETERIAS, LOJA E AUDITÓRIO DE 250 LUGARES. NO OPOSTO, HÁ UM CAFÉ-RESTAURANTE COM UM BELO TERRAÇO PANORÂMICO.
NO PISO SUPERIOR ESTÃO ONZE SALAS DE EXIBIÇÃO QUE PERFAZEM 1.600 M2 E ABRIGAM A COLEÇÃO PERMANENTE DO MUSEU - QUE INCLUI TRABALHOS DE KLINT E ANDY WARHOL. UMA SALA ESPECIAL DE 800 M2, GABINETE DE ARTE E SALA DE LEITURA COMPLETAM O CONJUNTO.
DUAS OUTRAS SALAS DE EXIBIÇÃO OCUPAM O AMPLO SUBSOLO - QUE CONTA COM LIVRARIA, OFICINAS DE WORKSHOPS, DEPÓSITOS E ESTÚDIO DE ARTE GRÁFICA. TUDO DEVIDAMENTE PROTEGIDO DE EVENTUAIS ENCHENTES.
O NOME LENTOS, AFINAL, SIGNIFICA 'LOCALIZADO À MARGEM DO RIO' EM CÉLTICO E ANTECEDEU O NOME ROMANO DADO À CIDADE, LENTIA. LINZ É A TERCEIRA MAIOR CIDADE AUSTRÍACA E CONTA COM 200 MIL HABITANTES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário