O ARQUITETO, PAISAGISTA E PINTOR ROBERTO BURLE MARX, PAULISTA QUE ACABOU VIVENDO NO RIO, JÁ HAVIA DECLARADO EM ENTREVISTAS QUE SONHAVA CONSTRUIR UM ATELIÊ. UM ESPAÇO DE TRABALHO, SEM QUE A CHUVA OU O VENTO PERTURBASSEM. " PRECISO DE UM LUGAR ONDE EU POSSA TER DISTÂNCIA PARA VER UM QUADRO, TER MESAS E ARMAZENAR LIVROS", REVELARA O MESTRE DOS JARDINS.
SEU DESEJO, ENFIM, FOI SE CONCRETIZANDO AO LONGO DE VÁRIAS CONVERSAS E TROCA DE IDEIAS ENTRE O ARTISTA E OS ARQUITETOS ACÁCIO GIL BORSOI E JANETE COSTA, A QUEM CABERIA O DESIGN DE INTERIORES. ASSIM SE ERGUEU O ATELIÊ-LABORATÓRIO EM UM ENCOSTA DE MORRO DO SÍTIO SANTO ANTÔNIO DA BICA (HOJE SÍTIO BURLE MARX), EM BARRA DE GUARATIBA, RJ.
INFELIZMENTE O ESPAÇO AMPLO E BEM ILUMINADO NÃO CHEGOU A SER UTILIZADO PELO PAISAGISTA RENOMADO. NELE, BURLE MARX FOI VELADO EM JUNHO DE 1994 POR AMIGOS E COLABORADORES.
"O ATELIÊ É OBRA DE CUMPLICIDADE E CONVIVÊNCIA, DE SE ENCONTRAR UM SENTIDO MAIS PROFUNDO DO TERMO HUMANO. A INTENÇÃO INICIAL FOI REALIZAR UM ESPAÇO DE TRABALHO COM A COMODIDADE E AMBIÊNCIA PROPÍCIA, A SERVI-LO PLENAMENTE. OUTRO DESEJO A SE REALIZAR CONSISTIU EM INCORPORAR AO PROGRAMA VESTÍGIOS DA FACHADA EM CANTARIA DE PEDRA, ARTEFATO DE ANTIGA CONSTRUÇÃO DA CIDADE, TÃO CARA AO ARTISTA", ATESTA O FILHO DO ARQUITETO, MARCO ANTÔNIO BORSOI.
O PÓRTICO DE PEDRA FUNCIONA COMO UM GRANDE INVÓLUCRO, CRIANDO UMA VARANDA QUE PROTEGE O ATELIÊ. NO AMPLO SALÃO-ATELIÊ, COM 4,5 M DE ALTURA, PISO DE CERÂMICA CASTANHA. UM LANTERNIM CENTRAL, PROTEGIDO EXTERNAMENTE POR DOMO DE ACRÍLICO, GARANTE A ILUMINAÇÃO ZENITAL, CONFORMANDO UM ESPAÇO QUE FLUI COM PERCURSO NATURAL, ATRAVÉS DE RAMPAS.
AO LADO, A BIBLIOTECA GANHOU UMA GAMELA (REBAIXO EM FORMA DE TRONCO DE PIRÂMIDE) NA COBERTURA, NUMA REFERÊNCIA AOS TETOS DAS ANTIGAS SACRISTIAS. OS DESENHOS EM BAIXO RELEVO FORAM PINTADOS PELO PRÓPRIO DONO DO ESPAÇO.
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