segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

REFERÊNCIA: CHARLES CORREA (1930/2015)

TRADIÇÃO CULTURAL, CLIMA E TECNOLOGIA ADEQUADA SÃO OS ELEMENTOS QUE O ARQUITETO HINDU CHARLES CORREA UTILIZA PARA CHEGAR A UMA ESTREITA VINCULAÇÃO COM O USUÁRIO.
RECONHECIDO ESPECIALISTA EM MORADIA POPULAR PARA PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS ( VIROU CONSULTOR DA ONU NESSA TEMA), CORREA NASCEU NA ÍNDIA EM 1930 E GRADUOU-SE EM ARQUITETURA PELA UNIVERSIDADE DE MICHIGAN EM 1953. APÓS OBTER O MASTER NO MIT EM 1955, ABRE SEU ESCRITÓRIO NA ENTÃO BOMBAIM (ATUAL MUMBAI).
PIONEIRO NA ÁREA DA MORADIA POPULAR, FOI ENCARREGADO DE PLANIFICAR E REALIZAR A URBANIZAÇÃO DA NOVA BOMBAIM NA DÉCADA DE 70, EMPREENDENDO UM GRANDE NÚMERO DE MORADIAS UNIFAMILIARES QUE DIVERGEM DAS PROPOSTAS MONÓTONAS E REPETITIVAS DOS MONOBLOCOS DO MOVIMENTO MODERNO.
SUAS PEQUENAS UNIDADES FAMILIARES, DE 25 M2, SEMPRE COM PÁTIOS, PERMITEM REALIZAR PARTE DA VIDA FAMILIAR AO AR LIVRE (REUNIR-SE, COZINHAR, COMER), BARATEANDO O CUSTO DAS MORADIAS, ALÉM DE DOTÁ-LAS DE MAIOR VERSATILIDADE. CONSELHEIRO DA ONU, DESENVOLVE PROJETOS DE MORADIAS POPULARES NO PERU(69/71) E JAPÃO (82/83). EM 1985 PUBLICA 'THE NEW LANDSCAPE', QUE SE TORNOU UM CLÁSSICO DO URBANISMO NO TERCEIRO MUNDO.
SUA POSTURA O COLOCA ENTRE OS MAIS LÚCIDOS EXPOENTES DO REGIONALISMO, JÁ QUE REJEITA A CÓPIA INDISCRIMINADA DE MODELOS IMPORTADOS, BEM COMO A REPETIÇÃO LIMITADORA DAS FORMAS LOCAIS. PARA ELE, O ARQUITETO DEVE PARTIR DESSAS EXPRESSÕES REGIONAIS E INCORPORAR, DOS MODELOS IMPORTADOS, APENAS OS ELEMENTOS DE VALOR, REPROCESSANDO-OS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário