BOM DESENHO: DANÇA DAS CADEIRAS / MOSTRA AMERICANA CELEBRA DESIGN
LATINO-AMERICANO DOS ANOS 1940-1980
-
"NÃO CONSIGO ME LEMBRAR DA ÚLTIMA VEZ QUE COBICEI TANTAS CADEIRAS LINDAS",
ESCREVEU O CRÍTICO DE ARQUITETURA MICHAEL KIMMELMAN NO NYT, SE REFERINDO ÀS
PEÇ...
segunda-feira, 7 de setembro de 2015
PROJ MUSEU: MUSEU BRASILEIRO DA ESCULTURA, SÃO PAULO
DATADO DE 1988, NO PROJETO DO MuBE TODA A ÁREA DO TERRENO FICA DESTINADA A EXPOSIÇÕES AO AR LIVRE, COM JARDINS DE BURLE MARX. OS ESPAÇOS INTERNOS SURGEM, DE MODO INESPERADO, A PARTIR DA ENTRADA NA RUA ALEMANHA. UMA CARACTERÍSTICA DO ARQUITETO, A CHAVE DO SEU PARTIDO É A IMPLANTAÇÃO. UMA DELICADA OPERAÇÃO DE ESCALAS QUE MANTÉM UMA PROXIMIDADE QUASE FÍSICA ENTRE OS DOIS PLANOS: A CONSTRUÇÃO E O TERRENO.
SEGUNDO MENDES DA ROCHA, O CONCRETO ARMADO ERA "HISTORICAMENTE, UMA NECESSIDADE PARA AS CONDIÇÕES ATUAIS, QUE PEDEM OBRAS DE ESTRUTURA E NÃO MAIS DE REVESTIMENTO". OU SEJA, AFIRMAVA A DIMENSÃO PÚBLICA E IDEOLÓGICA DAS GRANDES ESTRUTURAS, DO DESPOJAMENTO DOS MATERIAIS E DOS 'LARGOS ESPAÇOS DESTINADOS À MULTIDÃO'".
Marcadores:
/BRASIL,
ARQ PAULO MENDES DA ROCHA,
PROJ MUSEU,
VÃO LIVRE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário