quinta-feira, 27 de agosto de 2015

PROJ LAZER: HOTEL THERME VALS, GRAUBUNCHEN

PROJETO DE PETER ZUMTHOR BASEADO NA IDEIA DE CRIAR UMA ESTRUTURA EM FORMA DE CAVERNA OU PEDREIRA. ADEQUANDO-SE AO RELEVO LOCAL, O EDIFÍCIO ESTÁ SEMI-ENTERRADO NA ENCOSTA E TEM COMO COBERTURA UM AMPLO GRAMADO - MIMETIZANDO-O MAGISTRALMENTE NO ENTORNO.
OUTRO PRECIOSISMO ZUMTHORIANO: USOU-SE A PEDRA QUARTITE VALDER CORTADA EM TIRAS PARA REVESTIR AS SÓLIDAS PAREDES DE CONCRETO DA CONSTRUÇÃO. ESSA PEDRA FOI O MOTE INSPIRADOR DO DESIGN, SENDO USADA COM GRANDE DIGNIDADE E RESPEITO, COMBINANDO DE FORMA MAGISTRAL COM ELEMENTOS COMO ÁGUA, LUZ E VAPOR, CRIANDO UMA ATMOSFERA ÚNICA NESSE SPA-HOTEL DE 1996.
"MATERIAL DE CONSTRUÇÃO, LOCAL E ÁGUA QUENTE - ESTAVA TUDO LÁ. EU DEI A FORMA", ATESTA ZUMTHOR. CONSIDERADO SUA OBRA-PRIMA, ESTE PROJETO ATENDEU A UMA DEMANDA DA ADMINISTRAÇÃO DO VILAREJO ALPINO, QUE HAVIA ADQUIRIDO UM ANTIGO COMPLEXO HOTELEIRO FALIDO E DESEJAVA ATRAIR NOVOS HÓSPEDES.
O SUCESSO FOI TÃO GRANDE QUE ULTRAPASSOU AS FRONTEIRAS DA SUIÇA: AS TERMAS RECEBEM CERCA DE 40 MIL VISITANTES POR ANO, VINDOS DE TODO O MUNDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário