quinta-feira, 18 de junho de 2015

URBANISMO: FUJISAWA SUSTAINABLE SMART TOWN, JAPÃO

OCUPANDO UM TERRENO DE 180.OOO M2 QUE JÁ ABRIGOU UMA FÁBRICA DE TELEVISORES, VENTILADORES E GELADEIRAS, A FUJISAWA SST É UM NOVO CONCEITO DE CIDADE INTELIGENTE RECENTEMENTE INAUGURADO NO JAPÃO. COM PROJETO LIDERADO PELA PANASONIC E COMPOSTO POR OUTRAS SETE EMPRESAS NIPÔNICAS E UMA NORTE-AMERICANA, TUDO FOI PENSADO PARA QUE OS MORADORES TENHAM UM ESTILO DE VIDA SEM DESPERDÍCIO.
AS NOVAS SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS E A ARQUITETURA SUSTENTÁVEL UTILIZADAS VISAM CUMPRIR UMA META DE REDUÇÃO DE 70% NA EMISSÃO DE CO2 E DE ECONOMIA DE 30% NO CONSUMO DE ÁGUA. PAINÉIS SOLARES INSTALADOS NOS TELHADOS DAS CASAS GARANTEM A ENERGIA NECESSÁRIA PARA OS MORADORES - AS SOBRAS SÃO ARMAZENADAS EM BATERIAS.
O USO DE CARROS OU BICICLETAS ELÉTRICOS SERÁ INCENTIVADO - ELES PODERÃO SER COMPARTILHADOS OU ALUGADOS COM HORA MARCADA, COM RESERVAS PODENDO SER FEITAS PELA TELEVISÃO, NA PRÓPRIA CASA DOS MORADORES - QUE TERÃO INCENTIVO PARA VIVER D3 MODO MAIS SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL.
A ARQUITETURA DAS CASAS E DOS PRÉDIOS COMERCIAIS FAVORECE UMA MAIOR UTILIZAÇÃO DA VENTILAÇÃO E ILUMINAÇÃO NATURAIS. AS CASAS EM FUJISAWA POSSUEM ÁREA DE ATÉ 163M2 E CUSTAM EM TORNO DE US$ 550 MIL, CERCA DE 10% MAIS CARAS QUE CASAS SIMILARES NÃO-INTELIGENTES.
O DESIGN URBANO TAMBÉM FOI PENSADO PARA QUE O VENTO CIRCULE MELHOR E AS CASAS RECEBAM MAIS ILUMINAÇÃO NATURAL. JÁ AS RUAS POSSUEM DISTINÇÃO DE USO: ALGUMAS SÃO EXCLUSIVAS PARA CARROS E BICICLETAS, OUTRAS APENAS PARA PEDESTRES. TODA A ILUMINAÇÃO PÚBLICA É FEITA COM LÂMPADAS DE LED COM SENSORES DE PRESENÇA: ILUMINA-SE APENAS AS ÁREAS EM USO.
O CUSTO DO PROJETO FOI DE R$ 1,3 BILHÃO E ATÉ 2018 CERCA DE 3 MIL PESSOAS DEVEM HABITAR A NOVA CIDADE, INAUGURADA EM DEZEMBRO PASSADO. A PANASONIC, POR SINAL, ESTÁ NO RAMO DE CASAS PRÉ-FABRICADAS DESDE 1959 E DESDE 2012 PRODUZ A SÉRIE 'SMART PANAHOME'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário