terça-feira, 7 de agosto de 2012

PROJ TEATRO: GUANGZHOU OPERA HOUSE

A OPERA HOUSE DE GUANGZHOU, COM 70000M2, OCUPA UMA REGIÃO DA CIDADE ORIGINALMENTE USADA PELA INDÚSTRIA PESQUEIRA E QUE VEM CONVERTENDO-SE NUM PÓLO COMERCIAL E CULTURAL, CONECTANDO A CIDADE AO RIO PÉROLA. O PROJETO DE ZAHA HADID ARCHITECTS COMPÕEM-SE DE DOIS VOLUMES DE GRANITO E VIDRO. O MAIOR, REVESTIDO COM PLACAS TRIANGULARES DA PEDRA EM TOM GRAFITE, ACOMODA O TEATRO DE 1.800 LUGARES. UM GRANITO MAIS CLARO FOI USADO NA ESTRUTURA MENOR, QUE ABRIGA UMA SALA MULTI-USO DE 400 LUGARES.
"ESSES ACABAMENTOS TEXTURIZADOS REFORÇAM O CONCEITO DO PROJETO, COMO PEDRAS ERODIDAS PELA ÁGUA NO LEITO DE UM RIO. NA CULTURA CHINESA, ESSA ANALOGIA COM OS SEIXOS E ROCHAS É SIGNIFICATIVA EM UM PROJETO COM ESSA LOCALIZAÇÃO" , EXPLICOU SIMON YU, ARQUITETO RESPONSÁVEL PELO PROJETO.
INTERNAMENTE, O DESTAQUE SÃO AS SUPERFÍCIES SINUOSAS, TÍPICOS DA ARQUITETA, DOS AUDITÓRIOS, FOYERS E SALAS DE ENSAIO. USOU-SE GÊSSO REFORÇADO COM FIBRA DE VIDRO E REVESTIMENTOS SINTÉTICOS, COMO NO MAXXI MUSEUM DE ROMA. O RESULTADO SÃO ESPAÇOS ESCULTURAIS, BELOS E RICOS EM DETALHES...

Nenhum comentário:

Postar um comentário