segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PROJ MUSEU: TEL AVIV MUSEUM OF ART














TEL AVIV, CONHECIDA COMO A 'CIDADE BRANCA', É UMA MECA DA BAUHAUS DESDE OS ANOS 20 -SUA REGIÃO CENTRAL CONTA COM PLANO DIRETOR DE PATRICK GEDDES, EDIFÍCIOS DE ERICH MENDELSOHN E CENTENAS DE ESTRUTURAS TÍPICAS DO INTERNATIONAL STYLE. EM 2003, A UNESCO A DECLAROU PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE.

O NOVO ANEXO DO TEL AVIV MUSEUM OF ART SITUA-SE JUNTO AO MUSEU EXISTENTE (PROJETO DE DAN EYTAN E ITZCHAK YASHAR DE 1971, FELIZ NA ADAPTAÇÃO DO ESTILO BRUTALISTA AO CLIMA MEDITERRÂNEO), SEPARADOS POR UM PEQUENO JARDIM DE ESCULTURAS E INSERIDOS EM UM AMPLO COMPLEXO CÍVICO-CULTURAL (VER FOTO).

NO PROJETO DE PRESTON SCOTT COHEN, O ÁTRIO CENTRAL, COM PÉ DIREITO DE 30M É UMA DRAMÁTICA ESTRUTURA EM CONCRETO ARMADO, EM TORNO DA QUAL ESTÃO DISPOSTAS AS GALERIAS. IMPACTANTE, A LIGHTFALL, COMO FOI CHAMADA PELOS ARQUITETOS, É O ELEMENTO-CHAVE DA PROPOSTA: ESCULTURAL, CONTÉM RASGOS RETANGULARES QUE PERMITEM A INTERVISÃO DOS ESPAÇOS CONTÍGUOS. TAL QUAL NO GUGGENHEIM DE LLOYD WRIGHT, A VISITA COMEÇA PELO TOPO -UMA LONGA ESCADA ROLANTE LEVA AO PROMENADE ISRAELITA, UM ESPAÇO COM ILUMINAÇÃO ZENITAL QUE ANTECEDE GALERIAS EXPONDO ARTE CONTEMPORÂNEA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário