segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

URBANISMO: A DESFIGURAÇÃO DAS CIDADES BRASILEIRAS

SÃO VARIADOS OS MOTIVOS PARA A DESFIGURAÇÃO DAS CIDADES BRASILEIRAS. O PRINCIPAL DELES TALVEZ SEJA A PRIORIZAÇÃO DO TRANSPORTE INDIVIDUAL EM DETRIMENTO DO COLETIVO. " UMA CIDADE NÃO PODE SER PENSADA PARA O AUTOMÓVEL, MAS É ISSO QUE COSTUMA ACONTECER NESTE PAÍS", DIZ O EX-PREFEITO E EX-GOVERNADOR JAIME LERNER.
LERNER, COM UM SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO EFICIENTE CONSEGUIU CONVENCER 30% DOS CURITIBANOS A TROCAR O CARRO PELO ÔNIBUS. "NO BRASIL, CONSEGUE-SE FINANCIAMENTO PARA GRANDES OBRAS VIÁRIAS COM O PRETEXTO DE QUE POR ALI PASSARÃO ÔNIBUS, E , NO FUNDO, A OBRA É UM GRANDE DESPERDÍCIO", COMPLETA.
NESSE CONTEXTO, UMA EXPERIÊNCIA URBANA IMPORTADA COMO OS SHOPPING CENTERS, ACABARAM PROVOCANDO RESULTADOS DUVIDOSOS. NOS ESTADOS UNIDOS, TAIS CENTROS DE COMPRA COSTUMAM SER INSTALADOS NOS ARREDORES DAS CIDADES - LÁ, A POPULAÇÃO DE ALTA RENDA RESIDE NOS SUBÚRBIOS, AFASTADA DO CENTRO.
NO BRASIL, AO CONTRÁRIO, A POPULAÇÃO MAIS RICA MORA NAS REGIÕES CENTRAIS E BAIRROS PRÓXIMOS. POR ISSO OS SHOPPINGS SÃO INSTALADOS EM ZONAS DE OCUPAÇÃO MACIÇA. COMO RESULTADO , GERALMENTE CAUSAM TRANSTORNOS ENORMES AO TRÂNSITO E A SEUS VIZINHOS - OBRIGADOS A CONVIVER COM O BARULHO DOS CAMINHÕES DESCARREGANDO NOITE À DENTRO.
ACIMA DOS PROBLEMAS ISOLADOS, O GRANDE PROBLEMA É POLÍTICO: A DESCONTINUIDADE ADMINISTRATIVA É A GRANDE MAZELA URBANÍSTICA DO PAÍS, INVIABILIZANDO QUALQUER PLANEJAMENTO URBANO. ESSA DESCONTINUIDADE SE REFLETE NA RECUSA DE UM PREFEITO A TOCAR OBRAS IMPORTANTES INICIADAS POR SEU ANTECESSOR, ABANDONANDO-AS PELA METADE E INICIANDO SEUS PRÓPRIOS PROJETOS.
NESSA MALHA DESCOSTURADA E OPORTUNISTA DE PROJETOS,A POPULAÇÃO GANHA CIDADES GUIADAS PELA IMPROVISAÇÃO, ONDE A A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA É MERA RETÓRICA DE DISCURSOS. CABE À NÓS, PORTANTO, TENTAR REVERTER ESSA PRAGA POR MEIO DE UMA PARTICIPAÇÃO POPULAR MAIS EFETIVA E REINVINDICATIVA.
EXEMPLOS: A DISCUSSÃO SOBRE A REFORMA DA PRAÇA PORTUGAL, CUJO PROJETO ORIGINAL TEVE ALTA REJEIÇÃO POPULAR; OU A POLÊMICA DOS VIADUTOS DO COCÓ - UMA OBRA QUE EFETIVAMENTE MELHOROU O TRÂNSITO DO QUE ERA UM DOS MAIORES GARGALOS VIÁRIOS DA CIDADE. MAS QUE MOBILIZOU MANIFESTANTES CONTRÁRIOS À DERRUBADA DE 94 ÁRVORES DO PARQUE DO COCÓ...

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