quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

PROJ ED RESIDENCIAL : CONJ RESIDENCIAL MARQUÊS DE SÃO VICENTE, RIO

INAUGURADO EM 1966, O CONJUNTO RESIDENCIAL MARQUÊS DE SÃO VICENTE, UMA ELEGANTE LÂMINA CURVA POUSADA SOBRE A ENCOSTA DO MORRO DA GÁVEA, FOI PROJETADA PELO ARQTO. AFONSO EDUARDO REIDY - RETOMANDO O BELO PARTIDO QUE USARA NO CONJUNTO DE SÃO CRISTOVÃO (VER PROJ ED RESIDENCIAL, OUT/15).
SEUS 328 APARTAMENTOS COM VISTAS PANORÂMICAS ERAM DESTINADOS A FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA, FINANCIADOS EM ATÉ VINTE ANOS PELO ESTADO. EM MATÉRIA DE HABITAÇÕES POPULARES, ERA UM LUXO SÓ.
EM 1982, CONTUDO, A BELEZA ÍMPAR DO CONJUNTO FOI BRUTALMENTE VIOLADA PELA CONSTRUÇÃO DA AUTO-ESTRADA LAGOA-BARRA - ERGUIDA POR DENTRO DO EDIFÍCIO, APÓS DESAPROPRIAR E EXTIRPAR VINTE DE SEUS APARTAMENTOS ORIGINAIS. " OS APARTAMENTOS TREPIDAM COM O TRÂNSITO, A CAIXA D'ÁGUA VIVE RACHANDO E AS CRIANÇAS TÊM PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS POR CAUSA DA FUMAÇA", ATESTA UM MORADOR.
UM PERFEITO EXEMPLO DE DESCASO COM NOSSO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO: REIDY HAVIA PREVISTO NO PROJETO UMA PASSAGEM PARA UMA FUTURA VIA. QUESTÕES ORÇAMENTÁRIAS, PORÉM, LEVARAM À OPÇÃO MAIS DRÁSTICA - EMBORA, A PODEROSA PUC, CUJO CAMPUS FICA ATRÁS DO CONJUNTO, TENHA EXIGIDO A CONSTRUÇÃO DE UM TÚNEL ACÚSTICO PARA LIBERAR A PASSAGEM DA VIA EXPRESSA NOS SEUS DOMÍNIOS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário