quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

PROJ CULTURAL 2: JAWAHAR KALA KENDRA MULTI-ARTS CENTRE, JAIPUR

UMA DAS OBRAS MAIS SIMBÓLICAS DO ARQUITETO CHARLES CORREA, O JAWAHAR KALA KENDRA PROCURA REEDITAR O DESENHO DA ANTIGA CIDADE DE JAIPUR, FUNDADA EM 1728. O CONJUNTO É COMPOSTO POR NOVE QUADRADOS DE 30M DE LADO, EM CONCRETO, ORGANIZADOS COMO UMA MANDALA - QUE, NA TRADIÇÃO HINDU, SIMBOLIZA A FONTE DE TODA A ENERGIA E O MODELO DO COSMOS.
CADA MÓDULO, CORRESPONDENTE A UM PLANETA, RECEBEU UMA COR PARTICULAR. OS ESPAÇOS INTERIORES SÃO TRATADOS COM ABSOLUTA AUTONOMIA, MAS O ACESSO A CADA MÓDULO É ÚNICO E SEMPRE CENTRALIZADO. OS MUROS EXTERNOS, REVESTIDOS EM PEDRA DA REGIÃO, CONTÉM ELEMENTOS ENIGMÁTICOS, "SUGERINDO O MUNDO MÁGICO QUE EXISTE NO INTERIOR".
AS ABERTURAS, DISPOSTAS NO CENTRO DE CADA PAREDE INTERNA, GARANTEM A BOA CIRCULAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES ESPAÇOS DO CENTRO CULTURAL: SALAS DE EXPOSIÇÃO DE OBRAS DE ARTESANATO, OFICINAS PARA ARTISTAS, BIBLIOTECA, TEATRO E CAFÉ.
ESSA VARIEDADE DE ESPAÇOS FECHADOS POR MUROS, MAS CONECTADOS ENTRE SI, PRETENDE REPRESENTARA CONVIVÊNCIA PLURALISTA DA SOCIEDADE HINDU. O CENTRO FOI INAUGURADO EM 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário