quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

PROJ HOTEL: HOTEL CIDADE DE GOA, GOA

INAUGURADO EM 1982, O PROJETO DE CHARLES CORREA PARA O HOTEL NA ANTIGA COLÔNIA PORTUGUESA NA ÍNDIA MISTURA ELEMENTOS LUZITANOS, HINDUS, ISLÂMICOS E CONTEMPORÂNEOS, RESULTANDO NUM CONTRAPONTO ENTRE A IMAGEM BIDIMENSIONAL E A FORMA TRIDIMENSIONAL, ENTRE O TEMPO PRESENTE E O PASSADO.
EMBORA O CONCEITO DE 'HOTEL COMO SE FOSSE UMA ALDEIA' TENHA VIRADO QUASE UM CLICHÊ, CORREA ESCAPA AO TOM VERNACULAR KITSCH, EXPLORANDO O TEMA DA CIDADE COM CONOTAÇÕES ALEGÓRICAS E CULTURAIS DE UMA ORGANIZAÇÃO LINEAR. SEGUNDO O ARQUITETO, O PROJETO "CONTÉM ALGUMAS IDEIAS INSPIRADAS NO TEATRO E NO CINEMA", AO PROPOR UMA SÉRIE DE ESPAÇOS FRAGMENTADOS QUE CRIAM SENSAÇÕES ALTERNATIVAS.
AS FACHADAS EXTERNAS E INTERNAS DO HOTEL EVOCAM A ALFAMA, O ANTIGO BAIRRO MOURO DE LISBOA. E AS PAREDES SÃO DECORADAS COM DESENHOS TROMPE-L'OEIL QUE SE DESTACAM NO AMBIENTE EXTROVERTIDO E LÚDICO DO HOTEL.
A RECEPÇÃO É A 'CASA DE KADAMBA', LEMBRANÇA DA DINASTIA DE KARNATAKA, COM OS CLÁSSICOS SÍMBOLOS HINDUS DE BOAS-VINDAS: O PLÁTANO E A GUIRLANDA DE FLORES. À ESQUERDA, ESTÁ A 'CASA DE ADI KHAN', SULTÃO MULÇUMANO DE BIJAPUR E GOA DEPOSTO PELOS PORTUGUESES, DECORADA COM DIVÃS BAIXOS E SEDAS LUXUOSAS. NA PARTE CENTRAL, A ESTÁTUA DE TRÊS CONQUISTADORES PORTUGUESES.
O RESORT POSSUI 100 APARTAMENTOS INSPIRADOS NAS CASAS PORTUGUESAS, PORÉM DECORADOS Á MANEIRA HINDU. AS ONIPRESENTES VARANDAS, ORA SALIENTES, ORA RECORTADAS, DÃO MOVIMENTO À FACHADA, JUNTAMENTE COM O BELO JOGO DE CORES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário