segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

PROJ MUSEU 2: ARA PACIS AUGUSTAE, ROMA

INAUGURADO EM 21 DE ABRIL DE 2006, DATA DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE, O MUSEUM ARA PACIS FOI PROJETADO POR RICHARD MEIER PARA ABRIGAR O ALTAR DO ANO 9 A.C. - MONUMENTO DA ÉPOCA DO IMPERADOR OTÁVIO AUGUSTO (63 A.C/14 D.C.).
O ALTAR DA PAZ FOI ERGUIDO PELO SENADO ROMANO PARA CELEBRAR A PACIFICAÇÃO DA GÁLIA E DA HISPÂNIA, DEPOIS DAS EXCURSÕES MILITARES EFETUADAS POR AUGUSTO NESSA PROVÍNCIAS. " O SENADO DECRETOU QUE SE DEVIA CONSAGRAR UM ALTAR DA PAZ EM HONRA AO MEU REGRESSO E ORDENOU QUE MAGISTRADOS, SACERDOTES E VIRGENS VESTAIS ALI REALIZASSEM UM SACRÍFICIO ANUAL", ANOTOU O IMPERADOR EM 'RES GESTAE', LIVRO EM QUE REGISTROU SEUS FEITOS.
O ARA PACIS É UMA EDIFICAÇÃO RETANGULAR, DE MÁRMORE, DENTRO DA QUAL SE ENCONTRA O ALTAR PROPRIAMENTE DITO - JUNTO AO CHÃO, HÁ ORIFÍCIOS PARA ESCOAR O SANGUE DOS ANIMAIS SACRIFICADOS. AS PAREDES EXTERNAS SÃO COBERTAS DE FRISOS QUE RETRATAM TEMAS MITOLÓGICOS E UMA PROCISSÃO RELIGIOSA ATENDIDA POR AUGUSTO, SUA FAMÍLIA E AMIGOS.
PARA O HISTORIADOR TÁCITO, A CHAMADA PAX ROMANA ERA UMA 'PAZ SANGRENTA'. MAS O PRIMEIRO IMPERADOR DE ROMA CONTEVE COM SUCESSO AS GUERRAS CIVIS HERDADAS DE JÚLIO CÉSAR E FEZ UM GOVERNO PRÓSPERO.
SOTERRADO DEPOIS QUE ROMA FOI INVADIDA POR BÁRBAROS, O ARA PACIS SERIA REDESCOBERTO EM ESCAVAÇÕES NO INÍCIO DO SÉCULO XX. NO FIM DOS ANOS 30, MUSSOLINI ORDENOU A RESTAURAÇÃO DO ALTAR E O INSTALOU ÀS MARGENS DO TIBRE, NUM PRÉDIO FEIOSO SUBSTUTUÍDO PELA ELEGANTE ESTRUTURA DE MEIER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário