sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

MIMETIZAÇÃO: CIDADE DA CULTURA DA GALÍCIA, SANTIAGO DE COMPOSTELA

MAJESTOSAMENTE IMPLANTADA NO MONTE GAIÁS, A CIDADE DA CULTURA DA GALÍCIA, COM ÁREA DE 150 MIL M2, INSPIRA-SE NOS CINCO CAMINHOS QUE CONDUZEM A SANTIAGO DE COMPOSTELA, UM DOS DESTINOS RELIGIOSOS MAIS DISPUTADOS DO MUNDO.
PARA DESENHAR O CONJUNTO, O ARQUITETO AMERICANO PETER EISENMAN VALEU-SE DOS CONCEITOS DE DESCONSTRUÇÃO DO FILÓSOFO FRANCÊS JACQUES DERRIDA (1930/2004), SEU AMIGO. DAÍ AS FORMAS SINUOSAS COBERTAS DE QUARTZITO, PEDRA TÍPICA DA REGIÃO, QUE COMPÕE CALÇADAS E PRÉDIOS.
ARQUIVO, BIBLIOTECA, MUSEU, CENTRO DE LA MUSICA Y LAS ARTES CENICAS, CENTRO DE ARTE INTERNACIONAL, SERVICIOS CENTRALES E TORRES EN HOMENAJE A JOHN HEDJUK CONFORMAM O CENTRO CULTURAL, ENCRAVADO NUM BOSQUE DE 125 MIL M2. " AQUI O TERRENO SE TRANSFORMA EM EDIFÍCIOS E OS EDIFÍCIOS SE ESCONDEM NO TERRENO. É UMA NOVA TIPOLOGIA URBANA", ATESTA O ARQUITETO.
EM TEMPO: 'A CANTINA', A ESTILOSA CAFETERIA DO CENTRO CULTURAL JÁ FOI MOSTRADA AQUI - VER PROJ CAFETERIA/DEZ'13. OUTRO PREMIADO ARQUITETO, O PORTUGUÊS ÁLVARO SIZA, PROJETOU O CENTRO GALEGO DE ARTE CONTEMPORÂNEA (VER PROJ CULTURAL/MAI'15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário