sexta-feira, 22 de março de 2019

PROJ MUSEU: THE MIHO MUSEUM BY I M PEI, KYOTO

AO PROJETAR THE MIHO MUSEUM EM SHIGARAKI, SITUADO NUMA RESERVA FLORESTAL A DOZE MINUTOS DE KYOTO E INAUGURADO EM 1998, I M PEI INSPIROU-SE NA LENDA CHINESA QUE FALA DE UM PESCADOR QUE DESCOBRE UM PARÁISO PERDIDO NO TEMPO.
APÓS DIRIGIR POR UMA ESTRADA NA MONTANHA, OS VISITANTES ATRAVESSAM UM TÚNEL E UMA PONTE E SOBEM UMA COLINA PARA ALCANÇAR SEU DESTINO. PARA SE ADEQUAR AS REGRAS AMBIENTAIS, APROXIMADAMENTE 80% DA ESTRUTURA DE CONCRETO É SUBTERRÂNEA, COM ESTRUTURAS EM AÇO E VIDRO QUE REMETEM AOS IRIMOYA (OS TELHADOS PIRAMIDAIS JAPONESES) DEFININDO O SKYLINE DO MUSEU EM MEIO AO VERDE.
TAIS PIRÂMIDES DE VIDRO CANALIZAM A LUZ PARA O INTERIOR REVESTIDO EM LIMESTONE DO LOBBY E CORREDORES, OS QUAIS LEVAM AS GALERIAS. A 'ASA NORTE' É DEDICADA A ARTE JAPONESE; A 'ASA SUL' EXPÕE ANTIGUIDADES QUE REMONTAM A ROTA DA SEDA CHINESA E À ROMA ANTIGA.
A PECULIAR COLEÇÃO DE ARTE PERTENCE A FAMÍLIA SHUMEI, LÍDERES DA ORDEM RELIGIOSA SHINJI SHUMEIKAI, QUE PREGA QUE A PLENITUDE ESPIRITUAL É ALCANÇADA ATRAVÉS DA BELEZA NA NATUREZA E NA ARTE. A HARMONIOSA ORQUESTRAÇÃO DE ARQUITETURA E PAISAGISMO CONCEBIDA PELO ARQUITETO SINO-AMERICANO EXPRESSA MAGNIFICAMENTE ESSA CRENÇA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário