quarta-feira, 19 de junho de 2013

INSPIRAÇÃO: SESC POMPÉIA, SP

UM DE MEUS PROJETOS FAVORITOS: CADA DETALHE PARECE SIMPLESMENTE PERFEITO. LINA BO BARDI (1914/1992) USOU OS GALPÕES FABRIS PARA CRIAR UM ESPAÇO LINDO, LÚDICO E PLENO DE FLUIDEZ ESPACIAL -COM O ESPELHO D'ÁGUA COM FUNDO DE SEIXOS ROLADOS SERPENTEANDO PELO AMPLO SALÃO EM AOS VOLUMES INDEPENDENTES , COMO A BIBLIOTECA SUSPENSA NUM MEZANINO DE CONCRETO APARENTE.
TAMBÉM ALOCOU ALI O TEATRO E, DO OUTRO LADO DA RUA INTERNA, CAFÉ, RESTAURANTE E ADMINISTRAÇÃO. NOS FUNDOS DO TERRENO IRREGULAR, CRIOU UM ESTUPENDO JOGO DE TORRES BRUTALISTAS -QUE ABRIGAM A CAIXA D'AGUA, A CIRCULAÇÃO VERTICAL E O PRISMA MULTISUSO COM ABERTURAS AMEBÓIDES (VER ÓCULOS E SETEIRAS). NESSE VOLUME EM CONCRETO ESTÃO A PISCINA, AS QUADRAS E SALAS DE ENSAIO, SOBREPOSTAS E LIGADAS À TORRE DE CIRCULAÇÃO POR PASSARELAS ESCULTURAIS. O BELÍSSIMO PROJETO É DE 1977.
"HOJE, POUCOS SABEM QUE AQUELA BELA FÁBRICA DE TAMBORES TERIA SIDO DESTRUÍDA PARA DAR LUGAR A UM NOVO EDIFÍCIO, NÃO FOSSE A INICIATIVA DE RENATO REQUIXA, ENTÃO DIRETOR DO SESC, QUE CHAMOU LINA PARA RECUPERÁ-LA", ATESTA O AQRTO. MARCELO FERRAZ, QUE FEZ PARTE DA EMPREITADA, CONCLUINDO: "COM O ESCRITÓRIO NO CANTEIRO DE OBRAS, O PROJETO ERA VERIFICADO A CADA PASSO NA REALIDADE DA OBRA, E ALI ERA FEITO COM A MAIS AMPLA PARTICIPAÇÃO: ENGENHEIROS, MESTRES, OPERÁRIOS..."
NAS PALAVRAS DE BRUNO ZEVI:"RENUNCIANDO DECLARADAMENTE À MITOLOGIA DA BELEZA CLÁSSICA, ESTE CENTRO SÓCIO-CULTURAL JOGA DISSONÂNCIAS COM ATREVIMENTO E ESPONTANEIDADE. SEM INTELECTUALISMO, FORNECE UM MODELO DE AMBIENTE DESEJÁVEL, DENSO DE HUMANIDADE E POÉTICA FANTASIA. DE RESTO, REFLETE A PERSONALIDADE DA AUTORA (QUE O CONSIDEROU 'UMA PEQUENA EXPERIÊNCIA SOCIALISTA'): SUA FORMAÇÃO JUVENIL NO ÂMBITO DO DESIGN MILANÊS,E DEPOIS O MERGULHO TENAZ E SOFRIDO NO ENIGMÁTICO MUNDO BRASILEIRO."

Nenhum comentário:

Postar um comentário