sexta-feira, 12 de outubro de 2018

PROJ RELIGIOSO: CRIPTA GAUDÍ DE LA COLONIA GUELL, BARCELONA

EUSEBI GUELL ESTABELECEU UMA COLÔNIA OPERÁRIA EM SANTA COLOMA DE CERVELLÓ (BARCELONA) E GAUDÍ FICOU ENCARREGADO DE CONSTRUIR NELA UMA NOVA IGREJA, MAS SÓ PÔDE TERMINAR A CRIPTA. O ARQUITETO, QUE TINHA COMEÇADO O PROJETO EM 1898, ABANDONOU A DIREÇÃO DAS OBRAS EM 1914.
O PÓRTICO É FORMADO POR UM BOSQUE DE COLUNAS INCLINADAS, FEITAS DE PEDRA BASÁLTICA E TIJOLO, QUE MANTÉM UM ÍNTIMO DIÁLOGO COM A PAISAGEM AO REDOR, FORMADA POR PINHEIROS.
AS COLUNAS SUSTENTAM ARCOS POLIGONAIS, CUJAS DIRETRIZES CONFIGURAM UM CONJUNTO DE ABÓBADAS CONVEXAS DE PARABOLÓIDES HIPERBÓLICOS QUE GAUDÍ DECOROU COM CERÂMICAS EM FORMA DE CRUZ.
A CRIPTA, DE PLANTA POLIGONAL EM FORMA DE ESTRELA, OS PILARES E AS ABÓBADAS DESTACAM-SE. AS PAREDES FORAM COBERTAS POR RESTOS DE VIDRO, RESÍDUOS DE FORNOS DE FUNDIÇÃO E AS GRADES DOS JANELÕES FORAM FEITAS COM AGULHAS RECICLADAS DOS TEARES - DESTACANDO A IDEIA DE TRATAR COM DIGNIDADE OS MATERIAIS MAIS HUMILDES.
OUTRO ASPECTO QUE CHAMA A ATENÇÃO É A ABUNDANTE ICONOGRAFIA CRISTÃ: PEIXES, AS LETRAS ALFA E ÔMEGA (QUE SIGNIFICAM O PRINCÍPIO E O FIM), CRUZES, CRISMÃOS, CRUZES-ASPAS, ETC.
PARA O INTERIOR GAUDÍ DESENHOU OS BANCOS DE MADEIRA E METAL E VÁRIOS VITRAIS - PERMEADOS POR MOLDURAS DE CHUMBO, DESENHAM GRANDES CRUZES, CADA UMA COM UM DESENHO DIFERENTE, À BASE DE PÉTALAS DE FLORES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário