quarta-feira, 7 de junho de 2017

PROJ RESIDENCIAL: HAGERTY HOUSE BY GROPIUS & BREUER, COHASSET

A ABERTURA DA BAUHAUS, NA ALEMANHA ENTREGUERRAS, VEIO CARREGADA DE UM ESPÍRITO REVOLUCIONÁRIO. O ARQUITETO WALTER GROPIUS, FUNDADOR DA ESCOLA E SEU DIRETOR ATÉ 1928, QUERIA TRANSFORMAR A SOCIEDADE POR MEIO DA ARTE E DA ARQUITETURA AO PROPOR UM MODO DE VIDA BASEADO NA ESTÉTICA FUNCIONAL, ACESSÍVEL E COMPATÍVEL COM A ERA INDUSTRIAL.
ACOSTUMADO A ENFRENTAR RESISTÊNCIAS A ESSA PROPOSTA, ELE SE SURPREENDEU COM A RECEPTIVIDADE QUE ENCONTROU AO EMIGRAR PARA OS ESTADOS UNIDOS, EM 1937. FOI LOGO CONVIDADO A ASSUMIR O DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE DE HARVARD, E NÃO TARDARAM A SURGIR OUTROS TRABALHOS. "QUANDO CHEGUEI AOS ESTADOS UNIDOS ... AGRADOU-ME A TENDÊNCIA DOS AMERICANOS EM IMEDIATAMENTE TESTAR NA PRÁTICA TODA IDEIA RECÉM-NASCIDA", DISSE GROPIUS.
O PRIMEIRO PROJETO FOI A HAGERTY HOUSE, ERGUIDA EM 1938 NA COSTA DO ESTADO DE MASSACHUSETTS, EM PARCERIA COM O TAMBÉM EMIGRADO MARCEL BREUER. NELA, AMBOS EXERCITARAM OS PRINCÍPIOS QUE TANTO HAVIAM LECIONADO NOS ANOS ANTERIORES: DESPIDA DE ORNAMENTOS, A CONSTRUÇÃO NÃO FAZ REFERÊNCIAS A NENHUM ESTILO ARQUITETÔNICO, E SUA BELEZA É DETERMINADA PELA FUNCIONALIDADE.
MAS ELES SE APROPRIARAM DE MATERIAIS E TÉCNICAS LOCAIS, CASO DAS PEDRAS BRUTAS USADAS EM PAREDES ESTRUTURAIS E DO REVESTIMENTO DA FACHADA EM RÉGUAS DE MADEIRA (CLAPBOARD SIDING). FASCINADO POR TECNOLOGIA, GROPIUS SE ENCANTOU COM A VARIEDADE DO MERCADO AMERICANO - EM ESPECIAL OS TUBOS DE AÇO GALVANIZADO, USADOS EM ALGUMAS COLUNAS, NA ESCADA E NOS GUARDA-CORPOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário