sexta-feira, 9 de junho de 2017

PROJ INSTITUCIONAL: JAPAN HOUSE, SÃO PAULO

INAUGURADA NO MÊS PASSADO, A JAPAN HOUSE PAULISTA É A PRIMEIRA DE UMA SÉRIE DE TRÊS A SEREM CONSTRUÍDAS PELO GOVERNO JAPONÊS PARA DIVULGAR O PAÍS - AS OUTRAS FICARÃO EM LONDRES E LOS ANGELES. SEDE DA MAIOR COLÔNIA JAPONESA NO MUNDO, ERA NATURAL QUE SÃO PAULO SEDIASSE A PIONEIRA.
O PROJETO DE KENGO KUMA APRESENTA UMA ARQUITETURA ARROJADA COM UMA FACHADA QUE MADEIRA (COM RIPAS ENCAIXADAS NO ESTILO DOS TEMPLOS BUDISTAS) E UM PAREDÃO COM ELEMENTOS VAZADOS INSPIRADO NOS NOSSOS COBOGÓS. AO CUSTO DE R$ 100 MILHÕES, O NOVO ÍCONE ARQUITETÔNICO DA AV. PAULISTA TEM 2.500 M2 DIVIDIDOS EM TRÊS PAVIMENTOS.
"A PARTE EXTERIOR É DE HINOKI, UM CEDRO MUITO TRADICIONAL E REPRESENTATIVO DO JAPÃO. SIMBOLIZA A PUREZA. USAMOS TAMBÉM UMA TÉCNICA TRADICIONAL DE CARPINTARIA, BASEADA NO ENCAIXE DAS PEÇAS DE MADEIRA. A IDEIA É QUE A OBRA UNA VÁRIAS VERTENTES DA CULTURA JAPONESA EM UM MESMO ESPAÇO. A CULTURA JAPONESA TEM ESSE ASPECTO INTEGRADO. JARDINS SÃO INTEGRADOS ÀS CONSTRUÇÕES, O LADO ESPIRITUAL SE FAZ PRESENTE NAS REFEIÇÕES, E ASSIM POR DIANTE", EXPLICA O ARQUITETO.
ALÉM DOS ESPAÇOS EXPOSITIVOS (A MOSTRA INAUGURAL É "BAMBU - HISTÓRIAS DE UM JAPÃO"), O COMPLEXO CONTA COM LOJA, UMA BELA BIBLIOTECA VOLTADA PARA UM PÁTIO INTERNO E UM RESTAURANTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário