segunda-feira, 6 de abril de 2015

PROJ RELIGIOSO 2 : MOTHER HOUSE OF DOMINICAN SISTERS, MEDIA

UM DOS MAIS FAMOSOS PROJETOS NÃO-CONSTRUÍDOS DE LOUIS KHAN, O CONVENTO DAS IRMÃS DOMINICANAS DE MEDIA, NA PENSILVÂNIA, PARECE TER DUPLA INSPIRAÇÃO: O MOSTEIRO LA TOURETTE (VER PROJ RELIGIOSO/JAN'15) E A CASA HATBORO (VER PROJ RESIDENCIAL/JAN'15).
NO CONVENTO DOMINICANDO,KHAN DISTRIBUI AS CELAS REPETITIVAS EM U À MANEIRA DE LA TOURETTE, DEIXANDO SALAS DE REUNIÃO NOS CANTOS E EXTREMOS. MAS SUPRIME O QUARTO LADO DO PERÍMETRO. DIVERSAS PLANTAS PECULIARES, DISPOSTAS APARENTEMENTE AO ACASO, COLIDEM COM O U E ENTRE SI. E ADQUIREM UMA POSIÇÃO AMBÍGUA: ESTÃO DENTRO DO PÁTIO MAS TAMBÉM O DELIMITAM.
CADA ELEMENTO ALOJA UM PROGRAMA ESPECIAL: HALL, CAPELA, REFEITÓRIO, SERVIÇOS, AULAS, ETC. OCUPANDO UM LUGAR CENTRAL E PROEMINENTE DESDE A CHEGADA ESTÁ O HALL DE ENTRADA. O RESTO DOS ELEMENTOS SE DISTRIBUI AO REDOR DE UM PÁTIO MENOR, INTERCEPTANDO O U EM SEU CENTRO E EXTREMOS PARA FORMAR OUTROS DOIS PÁTIOS.
COM ESSA DISTRIBUIÇÃO, KHAN FAZ DOS PERCURSOS UMA SURPRESA CONTÍNUA. A RIGIDEZ DO PERÍMETRO COM SEUS PERCURSOS VERSUS A LIBERDADE AGREGADORA DAS PLANTAS INTERIORES DÁ ORIGEM A UM CONTRAPONTO NOTÁVEL. ASSIM, A PLANTA GERAL PODE SER VISTA COMO ALGO TOTALMENTE NOVO OU TOTALMENTO ANTIGO - COMO UM CASTELO MEDIEVAL OU UMA CIDADE MURADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário