sexta-feira, 18 de novembro de 2016

PROJ RESIDENCIAL: TALIESIN EAST, SPRING GREEN

AS TERRAS DE SPRING GREEN, WISCONSIN, MARCARAM A TRAJETÓRIA DO ARQUITETO AMERICANO FRANK LLOYD WRIGHT (1867/1959). ALI ELE PASSOU A INFÂNCIA, REALIZOU OS PRIMEIROS PROJETOS E ERGUEU TALIESIN - A FAZENDA ONDE RECOMEÇOU A VIDA AOS 45 ANOS, COM A SEGUNDA MULHER, E QUE CONSOLIDA A BUSCA DE TODA UMA CARREIRA: A INTEGRAÇÃO ENTRE NATUREZA E ARQUITETURA.
A HISTÓRIA DE TALIESIN COMEÇA COM UMA REVIRAVOLTA NA VIDA PESSOAL DO RENOMADO ARQUITETO. EM 1909, DEPOIS DE DEIXAR A MULHER E OS SETE FILHOS EM CHICAGO, WRIGHT PASSOU UM ANO NA EUROPA COM MAMAH BORTHWICK, UMA CLIENTE QUE TAMBÉM SAIU DE CASA E ABRIU MÃO DO CASAMENTO E DAS DUAS CRIANÇAS PARA ACOMPANHAR SEU AMOR - UMA VERSÃO ROMANCEADA DESSA HISTÓRIA ESTÁ NO LIVRO 'ARQUITETURA DE UM SONHO', DE NANCY HORAN.
"QUANDO A VIDA FAMILIAR NAQUELA PRIMAVERA DE 1909 CONSPIROU CONTRA A LIBERDADE, NÃO TIVE ESCOLHA A NÃO SER PARTIR PARA UM EXÍLIO VOLUNTÁRIO RUMO AO DESCONHECIDO", ESCREVEU O ARQUITETO EM SUA AUTOBIOGRAFIA.
DE VOLTA AOS EUA, WRIGHT BUSCOU REFÚGIO DA SOCIEDADE ESCANDALIZADA NAS MESMAS TERRAS QUE ACOLHERAM SEUS AVÓS, GALESES EMIGRADOS NO SÉCULO ANTERIOR. ANTES DE CONSTRUIR, ELE PERCORREU A REGIÃO E OBSERVOU COMO A PEDRA BROTAVA DO SOLO.
ENCONTROU PEDREIRAS ESTRATIFICADAS, E ENTENDEU-AS COMO UMA SUGESTÃO: CORTADO EM FILETES, O LIMESTONE COMPÕE PAREDES E PAVIMENTA TERRAÇOS E PÁTIOS DA CASA, QUE ABRAÇA A COLINA LOGO ABAIXO DE SEU TOPO. "NENHUMA CASA DEVERIA SER COLOCADA SOBRE UMA COLINA OU SOBRE QUALQUER COISA. ELA TEM QUE SER PARTE DA COLINA, PERTENCER A ELA", JUSTIFICOU O ARQUITETO.
EM 1914, UM INCÊNDIO CRIMINOSO REDUZIU PARTE DE TALIESIN A CINZAS E MATOU MAMAH, SEUS DOIS FILHOS E MAIS QUATRO PESSOAS. OBSTINADO, WRIGHT RECONSTRUIU A CASA, ATACADA MAIS UMA VEZ PELAS CHAMAS EM 1925. COM A QUARTA MULHER, OLGIVANNA HINZENBURG, ENCONTROU FORÇAS PARA REFAZER TALIESIN PELA SEGUNDA VEZ E MONTAR ALI UMA ESCOLA DE ARQUITETURA.
E ATÉ O FIM DE SUA VIDA, EM 1959, CONTINUOU EMPREENDENDO MUDANÇAS, COMO UM ARTISTA QUE NUNCA CONSIDERA PRONTA A MAIOR OBRA DE SUA CARREIRA. "MUDAR É A ESSÊNCIA DA ARQUITETURA ORGÂNICA DE WRIGHT. ELE ERA UM HOMEM INQUIETO, QUE QUERIA VER SUAS IDEIAS REALIZADAS LOGO. HÁ LUGAR MELHOR PARA TESTÁ-LAS DO QUE EM SUA PRÓPRIA CASA?", COMENTA KEIRAN MURPHY, PESQUISADOR DA TALIESIN PRESERVATION, QUE ADMINISTRA O COMPLEXO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário