quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

PROJ CULTURAL: TOKYO INTERNATIONAL FORUM, TOKYO

PRIMEIRO GRANDE PROJETO INTERNACIONAL DO ARQTO. URUGUAIO RAFAEL VIÑOLY, O IMENSO TOKYO INTERNATIONAL FORUM É, AINDA, O MAIOR COMPLEXO CULTURAL DO MUNDO, COM ÁREA DE 145.000 M2 - COMO SE VIU NA POSTAGEM O TERCEIRO MAIOR, O CENTRO CULTURAL NESTOR KIRCHNER ( VER PROJ CULTURAL/NOV'15).
SÃO QUATRO TEATROS ( UM DELES COMO 5000 LUGARES!) POSICIONADOS EM SÉRIE, TODOS REVESTIDOS DE GRANITO BRASILEIRO, E UMA GIGANTESCO E ELÍPTICO 'GLASS HALL' PARA CONVENÇÕES E FEIRAS, ELEVANDO-SE 57 M ACIMA DA PLAZA AJARDINADA QUE OS SEPARA.
UM POUCO DE HISTÓRIA: NO FINAL DOS ANOS 80, O JAPÃO TINHA DINHEIRO DE SOBRA E O GOVERNADOR DA CIDADE QUERIA DEIXAR UMA MARCA NO MELHOR ESTILO GRAND PROJET DO MITTERAND. UM CONCURSO FOI ELABORADO E A PROPOSTA DE VIÑOLY BATEU 395 OUTRAS, VINDAS DE 68 PAÍSES. NO JÚRI, ESTAVA O ARQTO. KENZO TANGE, CUJA SEDE DA PREFEITURA, DE 1957, FOI DEMOLIDA PARA DAR ESPAÇO AO NOVO PROJETO.
A DESCOBERTA DE RUÍNAS DE ANTIGAS CASAS DE SAMURAI RETARDOU A CONSTRUÇÃO EM UM ANO E O TERREMOTO DE KOBE (1995) OBRIGOU OS ENGENHEIROS A RECALCULAREM A VIABILIDADE SÍSMICA DO 'GLASS HALL'. INAUGURADO EM 1997, O FORUM VIROU UM REFERENCIAL URBANO NA CAÓTICA E VASTA METRÓPOLE.
VOLTADO PARA O ÁTRIO CENTRAL, O PRÉDIO PROTEGE-SE DO RUÍDO DA VIA FÉRREA VIZINHA. A ABUNDÂNCIA DE VIDRO E O MODO COMO A PLAZA INTERCONECTA O COMPLEXO PERMITE VISTAS FABULOSAS E UM SENSO DE AMPLITUDE INCOMUM NA CONGESTIONADA CAPITAL JAPONESA. O FATO DE O CONJUNTO DÁ AS COSTAS PARA A CIDADE FOI, AFINAL, UMA DAS CRÍTICAS MAIS COMUNS.
"QUALQUER GRANDE PROJETO SÓ TORNA-SE HUMANO QUANDO AS PESSOAS O TORNAM HUMANO. ISSO NÃO É ALGO QUE O ARQUITETO POSSA DECIDIR. É ALGO QUE ACONTECE...", ATESTOU VIÑOLY. O TEMPO PROVOU QUE ELE ESTAVA CERTO... ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário