ARTIGOS, REFLEXÕES, INFLUÊNCIAS, REFERÊNCIAS, INSPIRAÇÕES E TRANSPIRAÇÕES NO PRAZER DE FAZER ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES
terça-feira, 19 de janeiro de 2016
PROJ ED RESIDENCIAL 2: KANCHANJUNGA APARTMENTS, MUMBAI
EM 1970, O ARQTO. CHARLES CORREA(1930/2015) PROJETOU UM EDIFÍCIO DE APARTAMENTOS DE ALTO PADRÃO PONDO À PROVA PRINCÍPIOS DE CONTROLE TÉRMICO, ZONEAMENTO DOS ESPAÇOS E ORIENTAÇÃO DAS VISUAIS QUE HAVIA EMPREGADO NOS SEUS PROJETOS DE MORADIA POPULAR, ENGLOBANDO AINDA O PÉ-DIREITO DUPLO DE LE CORBUSIER.
O CLIMA E A ORIENTAÇÃO DE MUMBAI LEVARAM CORREA E EQUIPE A UMA SITUAÇÃO CONTRADITÓRIA: O EIXO LESTE-OESTE POSSUI AS MELHORES VISTAS (MAR DA ARÁBIA, PORTO) ALÉM DE CAPTAR AS BRISAS FRESCAS DO MAR. EM CONTRAPARTIDA RECEBE O SOL TÓRRIDO DA TARDE E AS CHUVAS DE MONÇÕES.
CORREA DECIDIU UTILIZAR A IDEIA DO BANGALÔ COM A TÍPICA VARANDA HINDU: " A VARANDA COMO ESPAÇO DE TRANSIÇÃO PROTEGE OS APARTAMENTOS DO SOL E DA CHUVA, ALÉM DE FUNCIONAR COMO EXTENSÃO DO ESPAÇO", JUSTIFICOU.
ASSIM, COMBINANDO A SITUAÇÃO CLIMÁTICA E A PAISAGEM, O ARQUITETO PROPÔS UMA CONFIGURAÇÃO DE UNIDADES ENCAIXADAS, VOLTADAS PARA O LESTE E O OESTE. KANCHANJUNGA (NOME DA SEGUNDA MONTANHA MAIS ALTA DO HIMALAIA) É UM CONDOMÍNIO DE 32 APARTAMENTOS DE LUXO E 28 ANDARES DISTRIBUÍDOS NUMA PLANTA QUADRADA DE 21M X 21M.
A ESTRUTURA ESTÁ CONSTRUÍDA AO REDOR DO NÚCLEO CENTRAL DE SERVIÇOS. CADA APARTAMENTO POSSUI UM TERRAÇO-JARDIM, DE ALTURA DUPLA, QUE FUNCIONAM COMO ELEMENTO ARTICULADOR DAS FACHADAS RELATIVAMENTE SIMPLES. NELAS, UMA SÉRIE DE PLANOS DE COR E TEXTURA ENRIQUECEM A PROPOSTA FORMAL. INTERNAMENTE, OS ESPAÇOS SÃO MUITO ARTICULADOS E COMPLEXOS. A EXECUÇÃO DA TORRE LEVOU QUASE 14 ANOS: FOI INAUGURADA EM 1983! E AINDA SE DESTACA NO SKYLINE CAÓTICO DA METRÓPOLE INDIANA...
Nenhum comentário:
Postar um comentário