ARTIGOS, REFLEXÕES, INFLUÊNCIAS, REFERÊNCIAS, INSPIRAÇÕES E TRANSPIRAÇÕES NO PRAZER DE FAZER ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES
sexta-feira, 22 de janeiro de 2016
INSPIRAÇÃO: THE SOLOMON R GUGGENHEIM MUSEUM, NYC
ÚNICA OBRA DO MAIS IMPORTANTE ARQUITETO AMERICANO EM NOVA YORK, O MUSEU GUGGENHEIM FOI INAUGURADO EM 1959, SEIS MESES APÓS A MORTE, AOS 91 ANOS, DE FRANK LLOYD WRIGHT. COM SUAS CURVAS DE CONCRETO ARMADO E SEU ESPETACULAR INTERIOR COROADO POR UMA BELA CÚPULA, O PROJETO ENCORPAVA O FUTURISTA ESPÍRITO DA ERA ATÔMICA. E CONTRAPUNHA-SE AO INTERNATIONAL STYLE DOMINANTE.
ADA LOUISE HUXTABLE, UMA DAS MAIS RENOMADAS CRÍTICAS DE ARQUITETURA DO MUNDO, ESCREVEU NO NEW YORK TIMES EM 1959: " MENOS UM MUSEU DO QUE UM MONUMENTO AO SR. WRIGHT." DESDE O INÍCIO, ALGUMAS DAS PROPOSTAS DO ARQUITETO FORAM SUBVERTIDAS PELO ENTÃO DIRETOR, JAMES JOHNSON SWEENEY: O TOPO DA ESPETACULAR ESPIRAL FOI FECHADO PARA CRIAR ESPAÇO PARA UM LABORATÓRIO DE CONSERVAÇÃO E ESTOQUE DE ACERVO; E OS DOMOS FORAM COBERTOS PARA PROTEGER AS PINTURAS.
EM 1985, DECIDIU-SE POR UMA AMPLIAÇÃO DO MUSEU. UMA POSSIBILIDADE QUE O PRÓPRIO WRIGHT PREVERA AO ESBOÇAR, EM 1949, UM PRÉDIO ANEXO SIMILAR EM FORMA E DIMENSÕES AO PROPOSTO PELOS ARQUITETOS CHARLES GWATHMEY E ROBERT SIEGEL. WRIGHT QUERIA BLOQUEAR A VISTA DE UM EDIFÍCIO DE APARTAMENTOS VIZINHO...
A PROPOSTA DE GWATHMEY-SIEGEL TRANSFERE PARA FORA DO MUSEU O ESPAÇO DESTINADO A BIBLIOTECA, ARQUIVO E ACERVO, ALÉM DA ADMINISTRAÇÃO. LIBERANDO, ASSIM, O USO DA 'SMALL ROTUNDA' - UM ESPAÇO MÁGICO DE MAIS CURVAS E LUZ ACESSADO PELA ESCADARIA COM FORMATO DA PROA DE UMA NAVIO. DALI, TEM-SE VISÃO DA GRANDE ROTUNDA E DAS NOVAS GALERIAS DO ANEXO. PONTO ONDE O RACIONAL ENCONTRA O SENSUAL, UM CASAMENTO NÃO EXATAMENTE FELIZ.
A LIBERAÇÃO DE TODA A EXTENSÃO DA RAMPA ESPIRALADA E A SUBSTITUIÇÃO DOS VIDROS DOS DOMOS PERMITIU QUE A 'LUZ NATURALMENTE MODIFICADA' INUNDASSE OS ESPAÇOS, VALORIZANDO AS OBRAS DE ARTE EXPOSTAS E AS CURVAS DESSA OBRA DE ARTE EM FORMA DE MUSEU , COMO O MESTRE QUERIA.
A REINAUGURAÇÃO OCORREU EM 1992 - E FEZ PARTE DAS COMEMORAÇÕES PELOS 125 ANOS DE NASCIMENTO DE UM DOS MAIORES ARQUITETOS DO MUNDO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário