ARTIGOS, REFLEXÕES, INFLUÊNCIAS, REFERÊNCIAS, INSPIRAÇÕES E TRANSPIRAÇÕES NO PRAZER DE FAZER ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES
terça-feira, 27 de novembro de 2012
RETROFIT: TENDÊNCIA SE CONSOLIDA NO PAÍS
COMUM NOS ESTADOS UNIDOS E NA EUROPA, O RETROFIT VEM SE DISSEMINANDO NO BRASIL. O TERMO DEFINE UMA REFORMA E MODERNIZAÇÃO DE GRANDE ALCANCE DO IMÓVEL, NA QUAL SUA ESTRUTURA É TOTALMENTE RENOVADA, DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E HIDRÁULICAS AO ACABAMENTO E À FACHADA. SÓ O QUE SE APROVEITA É O ESQUELETO -FUNDAÇÕES, VIGAS E PILARES. O PRÉDIO QUE PASSA POR UM RETROFIT FICA COMO SE FOSSE RECÉM-CONSTRUÍDO EMBORA MANTENHA AS CARACTERÍSTICAS ARQUITETÔNICAS DO PROJETO ORIGINAL.
ENTRE AS VÁRIAS VANTAGENS DO RETROFIT: RAPIDEZ -COM DURAÇÃO ENTRE DOZE E DEZOITO MESES, UM EMPREENDIMENTO ERGUIDO DO ZERO LEVARIA O DOBRO DO TEMPO PARA FICAR PRONTO; ECONOMIA - UMA REFORMA DESSE TIPO CUSTA NO MÁXIMO 3500 REAIS/M2, ENTRE 40% E 60% DO VALOR GASTO EM UMA CONSTRUÇÃO NOVA; LEGISLAÇÃO - LEIS RECENTES DE ZONEAMENTO QUE LIMITAM A ÁREA CONSTRUÍDA NÃO SE APLICAM AO PRÉDIO RECUPERADO. ISSO SEM FALAR NA PRESERVAÇÃO/VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO E NA NÃO GERAÇÃO DE ENTULHOS QUE UMA DEMOLIÇÃO CAUSARIA. E,CLARO,O PREÇO DO ALUGUEL E VENDA ALCANÇA A MÉDIA DE MERCADO DA REGIÃO.
FOI O QUE ACONTECEU COM O EDIFÍCIO COMERCIAL RB115, NA ESQUINA DA AVENIDA RIO BRANCO COM RUA DO OUVIDOR, NO CENTRO DO RIO. REINAUGURADO EM JANEIRO DE 2011, SUA ELEGANTE FACHADA DE LATERAL CURVA FOI MANTIDA E RECUPERADA, MAS RECEBEU REVESTIMENTO DE ALUMÍNIO, MATERIAL MAIS RESISTENTE E QUE CONTRIBUI PARA O ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO. OU COM O EDIFÍCIO MANCHETE, PROJETO DE NIEMEYER ERGUIDO NOS ANOS 60 EM FRENTE AO ATERRO DO FLAMENGO -O RETROFIT RESTAUROU O PISO DE JACARANDÁ DO HALL DOS ELEVADORES, O MÁRMORE DOS PILARES, OS JARDINS INTERNOS PROJETADOS POR BURLE MARX, O TEATRO E ERGUEU O EDIFÍCIO-GARAGEM CONSTANTE DO PROJETO ORIGINAL. OUTRO BELO EXEMPLO: A RENOVAÇÃO DO HOTEL GLÓRIA - DOS BALCÕES DO ÁTRIO CENTRAL SE VERÁ A PISCINA DE FUNDO DE VIDRO.
UM PROJETO DE RETROFIT É, CONTUDO, UMA OBRA MAIS COMPLEXA DO QUE A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO EDIFÍCIO. SEMPRE HÁ O RISCO DE SE DEPARAR COM PROBLEMAS ESTRUTURAIS QUE FICAM ESCONDIDOS E SÓ SÃO DESCOBERTOS APÓS UM ESTUDO DETALHADO QUE INCLUI ANÁLISE DAS PLANTAS E RASPAGEM DA ALVENARIA. ALÉM DA ADAPTAÇÃO ÀS NORMAS ATUAIS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS E ACESSIBILIDADE.
COM A ESCASSEZ DE ESPAÇOS PARA NOVAS CONSTRUÇÕES NAS ÁREAS CENTRAIS, A SOLUÇÃO É INVESTIR NOS PRÉDIOS COM MAIS DE 25 ANOS -DEFASADOS EM TERMOS DE PREÇO E ESTRUTURA, MAS DISPONÍVEIS PARA RETROFIT. EM 2011, OS CARIOCAS GANHARAM 55.800 M2 DE ESPAÇOS RENOVADOS POR RETROFIT -UM CRESCIMENTO MÉDIO DE 17% ANUAL AO LONGO DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS. O CENTRO DO RIO CONCENTRA 70% DOS ESCRITÓRIOS DA CIDADE, COM UMA TAXA DE VACÂNCIA DE 4%. EM SÃO PAULO, ESSA TAXA ERA DE 17% EM 2004 E CAIU PARA 3,6% EM 2011. NA CAPITAL PAULISTA, CONTUDO, O AVANÇO DO RETROFIT É MAIS TÍMIDO E CENTRADO EM PRÉDIOS RESIDENCIAIS.
(FONTE: REVISTA VEJA, MAIO/2012)
Nenhum comentário:
Postar um comentário