RECENTEMENTE PASSEI, NUM DOMINGO DE MANHÃ, PELO ENTORNO DA LAGOA DE PARANGABA. ALGUMAS COISAS ME CHAMARAM A ATENÇÃO:
1. A BELEZA DO VASTO ESPELHO D'ÁGUA, PERCEPTÍVEL APÓS ALGUMAS EDIFICAÇÕES DEPOIS DO CRUZAMENTO COM A RUA CARNEIRO DE MENDONÇA ATÉ OS ALTOPS MUROS QUE DELIMITAM UMA CASA DE SHOW E AVANÇAM, INACREDITAVELMENTE, ATÉ Á MARGEM DA LAGOA. NESSE TRECHO ESPECÍFICO AS CALÇADAS ESTREITAS DEVERIAM SER ALARGADAS, PERMITINDO O REAL USUFRUTO DO RECURSO HÍDRICO -AINDA QUE APENAS PARA CONTEMPLAÇÃO: O IDEAL SERIA DESPOLUIR E CRIAR PRAINHAS DE ÁGUA DOCE. AS POSSIBLIDADES SÃO MUITAS: PIERS PARA PESCARIA, PEDALINHOS, EDIFICAÇÕES EM MADEIRA SOBRE PALAFITAS PARA LOCAÇÃO (BARES, RESTAURANTES, SORVETERIAS, ETC.), ANFITEATRO, PISTAS DE COOPER E SKATE, UM JATO D'ÁGUA FLUTUANTE SIMILAR AO DO IBIRAPUERA (SP), BANCOS PARA CONTEMPLAÇÃO DA PAISAGEM E UMA ARBORIZAÇÃO DIFERENCIADA COM ESPÉCIES NATIVAS (CARNAÚBAS, JUAZEIROS...) QUE EMOLDURASSEM O CONJUNTO E CRIASSEM ZONAS DE SOMBREAMENTO. UM ÓTIMO EXEMPLO SERIA A URBANIZAÇÃO REALIZADA NA LAGOA DA JANSEN, EM SÃO LUÍS (MA).
2. A RIQUEZA DA INTENSA MOVIMENTAÇÃO HUMANA DA FEIRA SEMANAL -A TÍPICA AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS E PRODUTOS QUE ESTÁ NA ORIGEM DA MAIORIA DAS CIDADES. ME LEMBROU A FEIRA DE CASCAVEL, UMA DAS MAIS FAMOSAS DO ESTADO. A PUNJANÇA ECONÕMICO-SOCIO-CULTURAL DA FEIRA DE PARANGABA MOSTROU-SE UM FATOR DETERMINANTE PARA A IMEDIATA URBANIZAÇÃO DA LAGOA. SUA EXUBERÃNCIA, VENDÁVEL AO TRADE TURÍSTICO COMO UMA AUTÊNTICA FEIRA NORDESTINA, AMPLIARIA OS LIMITES DOS FUTUROS CITY-TOURS, PERMITINDO A DESCOBERTA DE NOSSAS BELAS LAGOAS. A URBANIZAÇÃO JÁ EFETIVADA FICOU RESTRITA À MARGEM SUDESTE, JUNTO AO GINÁSIO POLIESPORTIVO E ALI SE OBSERVA O DESCASO COM A MANUTENÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS : UMA SOLUÇÃO SERIA UMA PARCERIA COM AS ENTIDADES DE EMPRESÁRIOS E MORADORES DA ÁREA E A INSTALAÇÃO DE POSTOS POLICIAIS. TODOS SÓ TERÃO A GANHAR... DE QUALQUER MODO, JÁ VISLUMBRA-SE O POTENCIAL PAISAGÍSTICO AO SE VER O ESPELHO D'ÁGUA DA LAGOA POR ENTRE OS TRONCOS DE UMA ALAMEDA DE PALMEIRAS...
Realmente é um descaso com o nosso patrimônio natural. Basta você passar num final de domingo pela praça (mas que praça?) onde ocorre a feira da Parangaba ou "Feira dos Pássaros" como muitos a chamam, para perceber que a população faz pouco caso da beleza incontida naquela região. Será que a Prefeitura de Fortaleza está esperando que a Copa do Mundo de Futebol aporte por aqui para dar um trato naquele lugar? Antes de servir de sala de visita para os turistas estrangeiros, nossas belezas naturais deveriam a muito satisfazer a grande falta de espaços naturais que a nossa cidade apresenta.
ResponderExcluir