terça-feira, 21 de março de 2017

PROJ TRANSPORTE: YOKOHAMA INTERNATIONAL PORT TERMINAL, YOKOHAMA

INAUGURADO EM 2002, O TERMINAL MARÍTIMO DE YOKOHAMA FOI OBJETO DE CONCURSO VENCIDO PELO ESCRITÓRIO FOA, QUE PROPÔS UM EDIFÍCIO RETANGULAR E FUNCIONAL QUE POUCO SE ASSEMELHA ÀS INSTALAÇÕES TRADICIONAIS DESTE TIPO. O TERMINAL CONCILIA UM CONCEITO ESTÉTICO AMBICIOSO COM UM PROGRAMA RIGOROSO E ESTIMULANTE.
OS ESPAÇOS INTERIORES RETOMAM O RITMO DA DOBRAGEM DO EXTERIOR E PERMITEM A ENTRADA DE LUZ NATURAL EM AMBIENTES ONDE OS PLANOS HORIZONTAIS OU VERTICAIS SÃO RELATIVAMENTE RAROS.
" A NOSSA PROPOSTA BASEOU-SE NUM DIAGRAMA DE CIRCULAÇÃO QUE PRETENDIA ELIMINAR A ESTRUTURA LINEAR CARACTERÍSTICA DOS CAIS E A DIRECIONALIDADE DOS FLUXOS. O PROJETO FOI ELABORADO COMO UMA AMPLIAÇÃO DO TERRITÓRIO URBANO, CONSTRUÍDO COMO UMA TRANSFORMAÇÃO SISTEMÁTICA DAS LINHAS DO DIAGRAMA DE CIRCULAÇÃO NUMA SUPERFÍCIE DOBRADA E BIFURCADA...
O SOLO DOBRADO DISTRIBUI O PESO ATRAVÉS DAS PRÓPRIAS SUPERFÍCIES, MOVENDO-AS DIAGONALMENTE EM DIREÇÃO AO CHÃO. ESTA ESTRUTURA ESTÁ PARTICULARMENTE ADAPTADA PARA RESISTIR ÀS FORÇAS LATERAIS GERADAS PELOS MOVIMENTOS SÍSMICOS QUE AFETAM O JAPÃO. O RESULTADO FINAL É A HIBRIDAÇÃO DE DETERMINADOS TIPOS DE ESPAÇOS E PROGRAMAS ATRAVÉS DE UM SISTEMA TECTÔNICO ORIGINAL, NESTE CASO UMA SUPERFÍCIE DOBRADA", EXPLICA O FOA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário