quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

URBANISMO: A TRANSFORMAÇÃO DE VIENA PELA ARTE

" A ARQUITETURA DA CIDADE SE MOSTRA EM SUA BELEZA E HARMONIA, HÁ POUCAS DÉCADAS... VIENA ERA CINZENTA, TRISTE, IMAGEM DE UM PASSADO TRÁGICO DE GUERRAS, DESENTENDIMENTOS MUNDIAIS, FOME, PESTE, FRIO.
ERA PRECISO TRANSFORMAR A CIDADE. OS EDIFÍCIOS, CUJA BELEZA SE ESCONDIA SOB CAMADAS DE UMA SEVERA FULIGEM, FORAM LAVADOS, PINTADOS DE CORES CLARAS, E O FULGOR VEIO PENETRANDO. PUSERAM LUZES POR TODO LADO E EQUIPAMENTOS MODERNOS, PASSAGENS SUBTERRÂNEAS DE PEDESTRES COM ESCADAS ROLANTES E ELEVADORES, E TRENS QUE DESLIZAM PONTUALMENTE POR TRILHOS.
ALÉM DE MIL CAFETERIAS, RESTAURANTES DE CULINÁRIA TRADICIONAL OU INESPERADA, RUAS DE PEDESTRES COM BELOS CALÇAMENTOS...ARTE NOS DETALHES: NO MOEDOR DE PIMENTA, NA MAÇANETA DA PORTA DE UMA LOJA. ESCULTURAS NAS RUAS, NAS PRAÇAS. ARTE EM CADA TRAÇO DA CIDADE - SEJA BARROCO, ART NOUVEAU OU MODERNO.
MESMO NO FRIO, COMEÇANDO A NEVAR, AS RUAS DE VIENA SÃO TOMADAS DE MORADORES E VIAJANTES, ALEGRES, COLORIDOS, ATRAÍDOS PELO ENCANTO QUE A CIDADE OFERECE, PELA POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL, DE CULTIVO, CONHECIMENTOS, PORTAS DE PERCEPÇÕES. SIM, PORQUE A ARTE, DEFINITIVAMENTE, NOS TRANSFORMA.
APESAR DE CONTER TANTA INQUIETAÇÃO HUMANA, TANTA VILEZA, TANTO DEVANEIO, A ARTE É PACIFICADORA. TALVEZ PORQUE TENHA O DOM DE REDIMIR A HUMANIDADE E ANULAR A MORTE."
TRECHO DO BELO TEXTO DA ESCRITORA CEARENSE ANA MIRANDA, SOBRE SUA VISITA A CAPITAL AUSTRÍACA, PUBLICADO NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE (10 E 11/12/2016).

Nenhum comentário:

Postar um comentário